sexta-feira, 22 de março de 2013

Alimentação Anticâncer



Você deve-se perguntar de que forma pode-se relacionar o câncer com estilo de vida. Com a leitura da obra Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando as Defesas Naturais, do neurocientista e psiquiatra David Servan-Schreiber, pude perceber que, para se prevenir ou ajudar no tratamento, existe um tripé: Alimentação Anticâncer, Corpo Anticâncer e Estado de Espírito Anticâncer.

Vou começar por Alimentação Anticâncer , porque acabei de vivenciar uma experiência com uma dieta para desintoxicar o organismo com uma nutricionista funcional, Dra. Luana Vasconcelos (clique e conheça o blog da Dra. Luana), e sentir, com resultados palpáveis, os efeitos em meu organismo. Essa dieta foi indicada pela minha mastologista, Dra. Patricia Teresa Valentini de Melo, pelo fato de ter feito a quimioterapia. A quimio destrói as células cancerosas, mas traz uma série de efeitos negativos para o organismo. Tinha feito meus exames de controle e estava com várias alterações nos exames de sangue que indicavam uma propensão muito forte para uma recaída (nível inflamatório alto, índice de açúcar alterado, entre outros fatores).

Tirei radicalmente glúten e lactose por dois meses. Com isso, perdi gordura corporal, ganhei músculos e meus exames ao serem repetidos indicaram uma melhora incrível, baixando sensivelmente os níveis de inflamação. No entanto, vale ressaltar que, no inicio, além de estranhar a restrição dos alimentos, comecei a sentir na boca o mesmo gosto ou paladar que tinha durante a quimioterapia. Liguei para a nutricionista e ela me explicou que, ao morrer, os fungos liberavam uma toxina que dava aquele gosto em minha boca, mas que isso iria passar. E, realmente, foi o que aconteceu. Hoje, com a dieta parcialmente liberada, dificilmente saio dela, pois o bem estar físico que ganhei é bem maior do que o hábito e a vontade de voltar à antiga alimentação.

Veja abaixo as conclusões e as dicas que reuni sobre alimentação:

O que fazer para desintoxicar?
Coma pouco açúcar refinado e pouca farinha branca;
Reduza carne vermelha ou produtos processados que venham do porco;
- Evite gorduras vegetais hidrogenadas (gordura trans) e gorduras animais.

O que consumir conscientemente?
Substitua o açúcar por adoçante stévia ou extratos adoçantes naturais;
- Evite doces, balas e outros petiscos entre as refeições. Prefira frutas;
- Ingira pão integral com grãos ou feitos com fermento biológico;
- Coma arroz integral;
- Dê preferência a produtos orgânicos;
- Evite produtos com ômega-6 (margarinas, óleos vegetais, óleos hidrogenados, carne, laticínios, ovos não-orgânicos);
- Reduza carne vermelha e aumente o consumo de peixes e aves (evite a pele);
- Dê preferência para produtos com ômega-3 (legumes verdes, óleo e semente de linhaça, peixe, laticínios e ovos orgânicos);
- Aposte em lentilha, feijão, ervilha;
- Consuma azeite de oliva e óleo de canola, que possuem gorduras vegetais que não favorecem a inflamação;
- Saboreie chá-verde, cogumelos e frutas vermelhas. 

Você já segue uma alimentação balanceada? Teve de mudar a dieta para se tratar ou se prevenir do câncer? Conte sua história, dê seu comentário. Vamos trocar ideias. 

Um comentário:

  1. Jamile,
    Em 2009, fiz dois textos sobre estilo de vida e prevenção de câncer. O nutricionista do Inca disse que, para quem não fuma, a alimentação é o fator mais importante de prevenção do câncer. Acho que vai gostar dos dados:
    http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4125722-EI1497,00-Conheca+atitudes+que+ajudam+a+evitar+o+cancer.html
    http://saude.terra.com.br/mudar-estilo-de-vida-pode-reduzir-28-dos-casos-de-cancer-de-mama,a3288c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

    Beijos

    Pati

    ResponderExcluir