segunda-feira, 1 de julho de 2013

Relembre



Separei material que acho importante rever sobre o que foi discutido até hoje no Projeto Chama Acesa Anticâncer. Confiram:

- René Dubos, pesquisador francês da Universidade de Rockefeller de Nova York, considerado um dos maiores pensadores da Biologia do sec.XX, depois de descobrir o primeiro antibiótico utilizado na medicina, tornou-se ardoroso defensor da ecologia, escreveu esta frase no final de sua carreira: “A medicina moderna só se tornará verdadeiramente cientifica quando os médicos e seus pacientes tiverem aprendido a tirar partido das forças do corpo e do espírito que agem através do poder de cura da Natureza.”

- O câncer é uma doença crônica por excelência. Para evitá-la é preciso mudar o terreno. Mudar o terreno é corrigir a alimentação, reforçar o organismo por meio do exercício físico aumentando os mecanismos de defesa do corpo que atuam na prevenção e também no tratamento. Mudar o terreno é principalmente modificar a atitude mental que alimenta a FORÇA VITAL responsável pelo nosso desejo de viver.

- Seja aprendendo a relaxar e controlar melhor a mente, seja se alimentando melhor, seja praticando exercícios físicos regularmente, só há uma verdade, um segredo: precisamos nos dar um caminho no qual possamos guiar o curso de nossas vidas em vez de nos sujeitarmos à impotência e ao sofrimento.

- A atitude de consciência e liberdade nas escolhas aplica-se também aos métodos naturais, quer se trate de alimentação, quer de Ioga ou ajuda psicológica. Nem todos são indicados para todo mundo, nem em todos momentos da vida. Um dia, o mais benéfico é a meditação, em outro escrever um diário, em um terceiro, fazer um exercício. É preciso escolher e dizer a si mesmo: “É disso que eu preciso agora”. E prosseguir na vida com firmeza e flexibilidade.

- A saúde é um todo. Cada passo na direção de um maior equilíbrio torna os seguintes mais fáceis. Cada situação, cada pessoa é única, cada caminho será único também. O mais importante é alimentar o desejo de viver.

- A mudança de atitude que parece melhor proteger contra o câncer corresponde ao processo de maturação valorizado por todas as grandes tradições psicológicas e espirituais, que descrevem cada uma de sua forma o fundamento do impulso vital (o processo de individuação de Jung, a atualização do eu de Maslow, o despertar desenvolvendo em si o que há de único e precioso de sagrado, das tradições espirituais). Em todos os casos, o que importa é estar perto dos valores mais autênticos e colocá-los em ação nos próprios comportamentos e nas relações com os outros. Desse esforço decorre um sentimento de gratidão pela vida tal como ela é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário