segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Revisão - Medo


Vou retomar o material sobre medo do livro Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando as Defesas Naturais, do neurocientista e psiquiatra David Servan-Schreiber. Os tipos de medo relacionados ao câncer são: Medo de sofrer, Medo do vazio, Medo de ficar sozinho, Medo de ser um fardo, Medo de abandonar os filhos, Medo de perder os pais ou pessoas queridas, Medo das histórias inacabadas. 

O medo é um sentimento que bloqueia a nossa força vital. E o que é a nossa força vital? É a , é acreditar que o que nos é dado como experiência na vida tem um motivo e que tudo vem na medida certa para nosso aprendizado naquele momento.

Culturalmente, pela educação, escola, religião, o medo é um sentimento alimentado de diferentes formas para nos bloquear, para que sejamos controlados pelas situações e por outras pessoas, para nos tornar reativos e não proativos.

Por isso, quando nos deparamos com uma doença ou com alguma provação maior, não podemos deixar esse MEDO crescer e tomar conta de nós. Aí está a nossa oportunidade de LIBERTAÇÃO. Afirmo isso porque essa foi a minha experiência de vida. A força que temos para reagir diante de uma dificuldade maior, surge de dentro da gente de uma forma que até nos assusta, pois não temos consciência de que ela existe dentro de nós.

Se você está enfrentando o câncer neste momento, se está enfrentando um tratamento, se está enfrentando os exames de controle, seja qual for a situação, ACEITE que o MEDO apareça, mas lute e liberte-se dele!

Enfrente e vá vencendo cada um de seus medos. Eu lhe garanto, sairá de cada situação muito mais FORTE, mais SEGURO, mais VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário