sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ayurveda e a alimentação



Nesta semana, vamos falar sobre mais dicas da Ayurveda em relação à alimentação, uma ferramenta-chave para obter saúde. Confiram abaixo trechos da coluna Coisas da Alma de Márcia de Luca, na Revista Claudia, e comentários meus:

"Olhe a hora- Se faz questão de beber ou comer algo gelado, incluindo saladas, escolha o almoço, que deve ser visto como a refeição principal, pois é quando o agni (fogo digestivo) está no máximo. Pegue leve no café da manhã e no jantar. O ideal e nem comer nada sólido depois das 20h. Vá de sopa nesse caso."

Já tenho dois hábitos: sempre preferi sopa no jantar e o almoço é a minha refeição mais completa. E mais uma coisa, não sou do gelado. Tenho tudo isso a meu favor.

"Tenha uma atitude de gratidão - Crie o costume de agradecer internamente à natureza o presente do alimento de qualidade que ela lhe oferece todo dia. Isso ajudará a nutrir sua paz interior."

O hábito de fazer um agradecimento antes de uma refeição é algo que sempre admirei e que acredito que deva ser cultivado. Além da gratidão pelo alimento na mesa, existe a gratidão pelas pessoas reunidas. Não existe nada mais gratificante para a convivência do que uma família reunida em torno de uma mesa de refeições, nem que seja no fim de semana.

Minha avó materna, Jamile Salomão, que já faleceu há muitos anos e que, infelizmente, nem cheguei a conhecer, tinha o habito de fazer o pão sírio em casa. Eu me lembro que minha mãe contava que, quando tinha os filhos pequenos (e eram 13 ao todo), reunia todos em volta de uma grande mesa e dava um pedaço da massa para cada um e todos faziam o seu pão. Essa história sempre me encantou, pois minha mãe sentia uma alegria imensa ao contar e reviver esses momentos.

A alimentação e a convivência humana são duas coisas que combinam e se complementam. E hoje a profissão de chef de cozinha e o amor pela gastronomia nunca foram tão valorizados e colocados em evidência. 

Vamos aproveitar experiências antigas e as novas e fazer das refeições algo sagrado. O alimento nos dá a energia que precisamos para trabalhar, praticar exercícios físicos, divertir, pensar, criar e conviver. É, portanto, algo muito importante e não podemos deixar perder esse significado. A alimentação é a nossa ferramenta-chave para obter saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário