quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Reflexões sobre o livro "A Cientista Que Curou Seu Próprio Cérebro"



Fiz algumas reflexões sobre o capítulo "Do que eu mais precisava", do livro "A Cientista Que Curou Seu Próprio Cérebro", de Jill Bolte Taylor. A neurocientista sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e relatou nesta obra como reprogramou sua mente. Confiram trechos de destaque e meus pensamentos:

- A paz está só a um pensamento de distância e tudo que precisamos fazer para alcançá-la é silenciar a voz do lado esquerdo do cérebro que é dominante. (Paz e Lado Direito do cérebro)

- Eu precisava desesperadamente que as pessoas me tratassem como se eu fosse me recuperar por completo. (Fé)

- Eu precisava que as pessoas à minha volta acreditassem na plasticidade de meu cérebro e em minha habilidade para crescer, aprender e me recuperar. (Plasticidade)

-Para minha recuperação foi muito importante que respeitasse o poder de cura do sono. (Sono)

- Eu precisava que as pessoas me amassem, não por quem eu havia sido, mas por quem eu poderia ser agora. (Amor pelo que sou agora)

- Eu precisava que as pessoas fossem encorajadoras, saber que ainda tinha valor; precisava ter sonhos para os quais caminhar. (Sonhos)

- Eu precisava desafiar meu cérebro continuamente. (Desafios)

- Eu precisava definir minhas prioridades quanto ao que eu mais queria recuperar e não desperdiçar energia com outras coisas. (Prioridade e desperdício de energia)

- Eu precisava me concentrar na minha capacidade não na minha incapacidade. (Foco no que eu tenho)

- Eu precisava que as pessoas comemorassem meus triunfos diários porque o sucesso, mesmo que pequeno, me inspirava. (Celebrar)

- Fiz a escolha de ficar fora do meu caminho emocionalmente falando e isto significava ter muito cuidado com esta conversa interior. (Como lidar com minhas emoções)

- Eu precisava aceitar apoio, amor e ajuda externa. (Aceitar)

- O sucesso de minha recuperação dependia de quebrar cada tarefa em passos e ações menores e mais simples. (Encontrar um novo caminho de aprendizado)

- Eu necessitava que as pessoas se aproximassem e não sentissem pena de mim.

- Eu necessitava que minhas visitas levassem energia positiva. (Foco no positivo)

Uma das maiores lições que aprendi foi como sentir o componente físico da emoção. Podia sentir as emoções me inundando e me preenchendo como ondas. (Sentir as emoções)

Aprendi que podia escolher entre me engajar em um sentimento e prolongar sua permanência ou apenas deixá-lo fluir por mim rapidamente até que desaparecesse. (O poder da Escolha)

Eu tomava minhas decisões com base em como sentia as coisas dentro de mim. (Intuição)

A cura emocional foi um processo lento e tedioso, mas digno de todo o meu esforço. (Melhorar envolve esforço e disciplina)

Na medida em que o meu lado esquerdo do cérebro foi se fortalecendo parecia natural que eu quisesse “culpar” outras pessoas ou eventos externos por meus sentimentos ou minhas circunstâncias. (Cuidado com o julgamento do Lado Esquerdo)

- Mas, na verdade, sabia que ninguém tinha o poder de me fazer sentir nada, exceto eu mesma e meu cérebro. Nada externo a mim tinha o poder de tirar a paz da minha mente e do meu coração.

- Posso não ter o controle total do que acontece em minha vida, mas certamente estou no comando de como escolho perceber minha experiência de vida.

Conclusão: 

Percebi que algumas palavras nos mostram como fazer um caminho interior para recuperarmos ou lutarmos frente a uma doença ou diante das adversidades que a vida nos apresenta:

- Preciso ter consciência que a paz está no Lado Direito do cérebro (emocional) e o julgamento no Lado Esquerdo do cérebro (racional)

- A Fé é fundamental;

- Preciso de plasticidade, exercitar minha capacidade de adaptação;

- O sono é algo que me revigora;

- É importante me sentir amado pelo que sou AGORA;

- Sonhos me movem;

- Desafios me dão força para superar;

- Preciso estabelecer prioridades e não desperdiçar energia;

- Preciso ter foco no que eu tenho e no positivo;

- É preciso celebrar pequenas conquistas;

- Aprender a lidar com as emoções;

- Aceitar ajuda;

- Encontrar um novo caminho de aprendizado;

- O poder da escolha é meu;

- Nas decisões, preciso me orientar pela Intuição;

- Esforço e disciplina são fundamentais para conseguir o que preciso;

- "Eu estou no comando da minha vida, apenas eu.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário