quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Alimentação X Câncer



A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Confira 10 recomendações sobre alimentação, listadas pelo Inca:

1 - Adoçantes artificiais
O consumo frequente de adoçantes artificiais adicionados a bebidas e alimentos ou presentes em produtos light, diet ou zero, pode causar algumas doenças como o câncer. Que tal tirar o açúcar e o adoçante da sua mesa e sentir o sabor verdadeiro dos alimentos?

2 - Agrotóxicos
Os agrotóxicos utilizados na produção da maioria dos alimentos no Brasil causam danos ao meio ambiente e à saúde do produtor rural e do consumidor. Sempre que possível, dê preferência aos alimentos agroecológicos ou orgânicos.

3 - Alimentos de origem vegetal
Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação.

4 - Alimentos e bebidas com alto teor calórico
Procure diminuir o consumo de alimentos e bebidas com alto teor calórico, do tipo fast-food e industrializados, pois eles promovem excesso de peso que aumenta a chance de desenvolver câncer.

5 - Carnes vermelhas
O consumo de carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e bode, entre outras, deve ser inferior a 300 gramas de carne cozida por semana. Se consumidas em grande quantidade, podem aumentar a chance de desenvolver câncer.

6 - Carnes processadas
Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. O consumo desses produtos deve ser evitado.

7 - Excesso de sal e alimentos com conservantes
O excesso de sal e alimentos com conservantes devem ser evitados; portanto, atenção aos alimentos industrializados prontos para consumo.

8 - Modo de preparo da carne
As carnes grelhadas, fritas ou preparadas como churrasco podem aumentar a chance de desenvolver câncer. As melhores formas de preparo são assadas, cozidas e ensopadas.

9 - Suplementos alimentares
Os suplementos alimentares, como vitaminas, minerais, elementos de ervas ou plantas, vendidos na forma de comprimidos, cápsulas, pós e líquidos, não são recomendados para a prevenção de câncer. A maioria das pessoas não necessita de suplementos, pois uma alimentação saudável é suficiente para proteger contra várias doenças, inclusive o câncer.

10 - Amamentação
A amamentação protege as mães do câncer de mama e os bebês do sobrepeso e da obesidade. A criança deve receber somente leite materno até os seis meses de vida. A partir de então, deve receber alimentação complementar saudável mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário