quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ciclos da vida e estações do ano


Cada ciclo traz seus desafios específicos, mudanças internas e externas e aprendizados. Como a natureza, trazemos dentro de nós a capacidade de nos transformar de semente a árvore plena. Confiram a síntese de um texto antigo que li na revista Bons Fluidos:

A primavera é fase na qual nos encorpamos, crescemos e amadurecemos fisicamente até por volta dos 21 anos. Nesta fase, a criança necessita de muitos cuidados para seu desenvolvimento físico e seu crescimento. A individualidade de natureza espiritual vem do Cosmo e gradativamente, a partir da concepção vai se encarnando no corpo biológico, atingindo aos 21 anos sua plena encarnação, após ter amadurecido os sistemas neurosensorial, rítmico e metabólico-locomotor. O desenvolvimento do corpo biológico se dá no sentido ascendente a partir da fecundação, multiplicação celular, até a maturação dos órgãos.

Para os chineses, a primavera é a estação do vento que poliniza as flores. Os orientais se referem ao vento externo e também ao interno, responsável pela circulação da energia vital que corre pelo corpo. É, portanto, uma época de expansão e força. No entanto, pode gerar desequilíbrios e crises. A primavera está também associada ao verde, ao elemento madeira e ao fígado. Dentro do sistema chinês a emoção ligada ao fígado é a raiva. E, para extravasá-la de forma pacifica, sugere-se a meditação e o relaxamento.

Do broto tenro e caule firme, nascemos no mundo com um formidável impulso de viver. Para romper a casca da semente, para atravessar a grossa camada de terra, é preciso energia sem limites. O I Chin, ,livro milenar chinês cha essa fase de irromper e é com esse vigor que a criança se coloca no mundo. Mas, como o sol e água moldam a planta, a realidade que a circunda também irá influenciar seu caráter. É tempo de formação do controle dos impulsos da aprendizagem por meio de acertos e erros, do poder do não.Tambem é a época de encantamentos com a vida, da alegria sem causa aparente, da leveza e da brincadeira, do desabrochamento de potencialidades e talentos.E, assim o ser se tornará flor aberta, pronta a ser polinizada.

Verão, quando as plantas se expandem e atingem ao máximo sua vitalidade e tamanho , corresponderia à fase expansiva, dos 21 aos 42 anos, aproximadamente. É denominada fase do desenvolvimento psíquico, em que a alma desabrocha, abre-se para o mundo, faz trocas com o ambiente externo para no final abrir-se ao sol.

Associado ao elemento fogo e ao coração, o verão é a estação favorável para exteriorizar sentimentos e investir em atividades e encontros que trazem otimismo e leveza. Na medicina chinesa a estação é dividida em alto verão mais associado ao coração, ao sol e ao elemento fogo e o fim do verão, com seu fecho chuvoso, as chamadas águas de março, é um período ligado ao pâncreas e ao elemento terra, mais estabilizador. A emoção correspondente a esse período de transição para o outono é a preocupação. Portanto, evite pensar demais.

No outono,quando as cores se modificam, a natureza se torna particularmente colorida e os frutos amadurecem seria aquela fase em que observamos um leve declínio das forças, dos 42 aos 63 anos. Entramos então na terceira fase, a da frutificação, que deve vir do lado cósmico, espiritual; por isso é chamada de fase do desenvolvimento espiritual da vida. É muito individual o que ocorre com cada um, pois há muitas formas de buscar a espiritualidade e encontrar o guia, o anjo ou o Eu Superior.

Para a medicina chinesa o outono é um tempo fluido e cheio de paz. Está associado aos rins e ao elemento água. O grande inimigo pode ser a emoção que predomina: o medo. Exercícios respiratórios são ótimos para nos livrar dos temores.

Em seguida, estaríamos no inverno quando a maior parte das plantas perde a força, as sementes caem na terra para mais tarde germinar; permanece o “esqueleto” das árvores ou sua essência, na etapa após os 63 anos. Aí a essência do ser humano aparece, pois à medida que o desgaste biológico ocorre, a consciência tem a possibilidade de se ampliar. Assim, entra-se na fase da sabedoria. 

O inverno é um momento de reflexão. O órgão associado ao inverno é o pulmão e as emoções, a tristeza, a melancolia, a depressão. É realmente uma fase de interiorização e de recolhimento. São excelentes os exercícios em que as pernas se movimentam, pois trazem energia para combater a tristeza e dão força na base. O elemento do período é o metal, associado à inteligência e capacidade mental. O inverno é, portanto, um período para ler, refletir e planejar. É também um momento de poupar energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário