quinta-feira, 27 de junho de 2019

Dicas para ativar o "Corpo Anticâncer"


Decidi resgatar o nascimento do Chama Acesa listando partes da síntese do livro Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais, do neurocientista e psiquiatra David Servan-Schreiber. Foi essa leitura que me fez passar a minha experiência a limpo e concluir que precisava compartilhar isso por meio deste blog, que surgiu em 2013. 

Hoje, o assunto é "Corpo Anticâncer". Para colocá-lo em ação, pratico ioga e comecei recentemente a fazer treino funcional, trabalhando a minha determinação. Saúde física, mental e emocional! Confira detalhes: 

O que é o corpo anticâncer? 

O corpo anticâncer é o corpo em movimento e está diretamente relacionado ao desejo de viver. 

Existem diversas maneiras de dizermos ao nosso corpo que ele tem importância, que é amado e respeitado. De fazê-lo sentir seu próprio desejo de viver. O melhor é deixá-lo praticar aquilo para o que foi concebido: o movimento e a atividade física. 

Numerosos estudos demonstraram que os mecanismos de regulação e de defesa do corpo que lutam contra o câncer podem ser estimulados pela atividade física. 

Quais os resultados da atividade física na fisiologia de nosso corpo? 

A atividade física atua diretamente em nossa fisiologia por meio de três resultados concretos, já comprovados: 

1. Reduz o excesso de gordura (estocagem de toxinas cancerígenas), que é um depósito de lixo tóxico e funciona como um método de “desintoxicação” do corpo. 

2. Modifica em profundidade o equilíbrio hormonal, reduzindo o excesso de estrógenos e testosterona que estimulam o crescimento de cânceres (de mama, próstata, ovário, útero e testículo). Reduz também a taxa de açúcar no sangue e, consequentemente, a secreção da Insulina e IGF que concorrem dramaticamente para inflamação dos tecidos, que dissemina os tumores. 

3. Atua diretamente no sistema imunológico protegendo contra o estresse das más noticias. 

Por que se diz que o exercício físico é um impulso ao humor? 

O câncer é frequentemente associado a ideias negativas, pessimistas, de tal forma que a pessoa não percebe mais em que medida elas representam a expressão real da doença ou uma verdade objetiva. 

Cada vez que fazemos uma atividade física, a própria respiração, sensações dos passos no chão, coluna vertebral ereta resultam em um fluxo de ação corporal, em que as ideias negativas não só não ocupam espaço, como se dissipam. Pelo contrário, elevam o humor e podem levar até a um estado de euforia. Isso tanto é verdadeiro que o exercício físico passou a ser reconhecido pelo Ministério da Saúde do Reino Unido com a mesma importância dos antidepressivos químicos. 

O Toque

O toque é uma maneira muito antiga de tratar. Tocar como uma mãe tocaria um filho. Através do toque, uma mãe diz ao filho: “Viva”. 

O contato físico atencioso como o das massagens praticadas com uma intenção delicada profunda, estimula as forças de vida no ser humano adulto, no próprio cerne de suas células. 

O toque para quem está enfrentando uma doença permite uma reconciliação com o corpo machucado e o reencontro de um certo afeto por ele. Na faculdade de medicina de Miami, uma pesquisadora que dirige um instituto de pesquisa sobre massagem em colaboração com um laboratório constatou que massagens de meia hora, três vezes por semana em pacientes que sofriam com câncer de mama aumentavam a produção de hormônios antiestresse e a produção das células NK, além de efeitos como maior serenidade e menor dor física. 

Como aumentar as chaves do sucesso para uma boa relação com o corpo? 

Comece suavemente 

O importante é que o exercício seja regular, de 20 a 30 minutos diariamente. Não é necessário fazer muito, mas faça regularmente. Os estudos de câncer de mama mostram que de 2 a 5 horas de caminhada por semana em velocidade normal já têm um efeito poderoso sobre recaídas. 

Tente atividades suaves 

Exercícios como Ioga e Tai Chi Chuan estimulam o corpo delicadamente, aprofundam e harmonizam a respiração e, portanto, a frequência cardíaca. Podem ser praticados por quase todos os pacientes que sofrem de câncer, seja qual for o seu estado. Praticar um método de autocentragem e tranquilidade lhe dará o equilíbrio necessário para viver bem. 

Faça-o em grupo 

O apoio e o encorajamento dos outros fazem a diferença para manter uma rotina, pois a atividade social favorece a motivação. 

Divirta-se 

É preciso escolher um exercício em que encontre prazer, pois cada pessoa se adapta melhor a determinada atividade física. Experimente e descubra a sua preferência, pois, se gostar, será mais fácil manter a disciplina.

Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário