quarta-feira, 24 de julho de 2019

Saiba o que é "Estado de Espírito Anticâncer"


Decidi resgatar o nascimento do Chama Acesa listando partes da síntese do livro Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais, do neurocientista e psiquiatra David Servan-Schreiber. Foi essa leitura que me fez passar a minha experiência a limpo e concluir que precisava compartilhar isso por meio deste blog, que surgiu em 2013. 

Hoje, o assunto é "Estado de Espírito Anticâncer". Confira detalhes: 

Uma das principais causas da “explosão” da produção de substâncias inflamatórias é o sentimento persistente de impotência, um desespero que não cede. 

O que é o sentimento de impotência? Impotência é nunca expressar as emoções e, quase nunca, vivenciar uma profunda calma interior. 

Ter um apoio emocional que o ajude a expressar suas emoções mais íntimas vai auxiliar no processo de superação do que vivenciou na infância e que fica guardado no inconsciente. 

Apoio emocional da família, dos amigos e de um terapeuta é muito importante nessa hora. Pesquisas mostram que a amizade tem um efeito tão forte na saúde quanto o casamento e que fumar pode afetar a saúde tão negativamente quanto sentimentos de solidão e isolamento. 

A impotência aciona o medo. O que é o medo e como nomeá-lo? 

A sensação de impotência aciona os nossos medos e o medo é o sentimento que bloqueia a nossa força vital. 

Medo de sofrer, medo do vazio, medo de ficar sozinho, medo de ser um fardo, de abandonar os filhos, de não corresponder às expectativas, das histórias inacabadas... medo da morte. 

Todos nós temos necessidade de nos sentir úteis aos outros e isso é um alimento indispensável à alma. O medo da morte vem do medo de que nossa vida não tenha tido sentido, de que tenhamos vivido em vão, de que nossa existência não tenha feito diferença a ninguém. Ao vivenciar e acompanhar tratamentos de pessoas com câncer, o Dr. David afirma que, no limiar da morte, ainda é possível salvar a própria vida.

Como tratar as “feridas emocionais” e vencer a sensação de impotência?

O cérebro possui um mecanismo natural de cura de feridas emocionais. Essas feridas não deixam cicatrizes duradouras e costumam ser o impulso para o amadurecimento e crescimento pessoal.

É importante saber que os traumas não-cicatrizados nos levam a um falso sentimento de impotência. Embora essa impotência possa ter sido verdadeira no passado, ela não é um reflexo verdadeiro do presente. Permitir que o paciente perceba esta ilusão é a chave do tratamento.

Para auxiliar nesse processo, é preciso agregar, paralelamente ao tratamento, experiências ou atividades ricas de sentido. Têm que ser capazes de recolocar a pessoa em contato com sua força vital. O fato de estabelecer um objetivo que mobilize seu desejo de viver leva as defesas naturais a dominarem a doença. 

Isso aconteceu com o Dr. David, que encontrou o seu caminho escrevendo seu primeiro livro. “No início, essa ambição parecia fora do meu alcance, sobretudo pelo estado de fadiga que eu me encontrava. Mas escrever o livro atiçou a pequena chama de vida que, alguns meses antes, começara a vacilar dentro do meu ser.”

Por que é preciso aprender a mudar? 

O principio que deve nos guiar não é, no fundo, de guerra, nem mesmo de luta. Trata-se antes de tudo de colocar um pouco mais de consciência em nossa vida para mudar nossa atitude.

Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário