quarta-feira, 10 de abril de 2013

Corpo Anticâncer



Você se lembra que, para se prevenir ou ajudar no tratamento, existe um tripé: Alimentação Anticâncer, Corpo Anticâncer e Estado de Espírito Anticâncer? Hoje, o assunto é CORPO ANTICÂNCER, que é o corpo em movimento e está diretamente relacionado ao desejo de viver.

Atividade Física
Muitos estudos demonstraram que os mecanismos de regulação e de defesa do corpo que lutam contra o câncer podem ser estimulados pela atividade física, porque reduz o excesso de gordura (estocagem de toxinas cancerígenas), modifica o equilíbrio hormonal (reduzindo o excesso de estrogênio e testosterona, que estimulam o crescimento de câncer), atua diretamente no sistema imunológico e diminui a taxa de açúcar no sangue e, consequentemente, a secreção da insulina e IGF (que contribuem para inflamação dos tecidos, que dissemina os tumores).

Tente atividades suaves. Exercícios de IOGA e TAI CHI CHUAN estimulam o corpo delicadamente, aprofundam e harmonizam a respiração e, portanto, a frequência cardíaca. Podem ser praticados por quase todos os pacientes que sofrem de câncer, seja qual for o seu estado. Praticar um método de autocentragem e tranquilidade lhe dará o equilíbrio necessário para viver bem. Vale dizer que meditação é uma técnica muito eficiente para quem está em tratamento.

Nunca fui disciplinada com a atividade física. Começava e parava. Meu marido era muito disciplinado e percebia-se o efeito positivo que o exercício tinha nele. Ganhei um mês de academia de presente dele no Natal e comecei a frequentar. No inicio, não me encontrava com nada e não tinha prazer em ir. Tudo melhorou na medida em que experimentei outras modalidades de exercícios, como PILATES e IOGA. Eu me encontrei totalmente e, dessa forma, consegui aliar o útil ao agradável. Até hoje, 10 anos depois, continuo minha atividade física de forma disciplinada e afirmo que não conseguiria mais viver sem ela.

Toque
O toque para quem está enfrentando uma doença permite uma reconciliação com o corpo machucado e o reencontro de um certo afeto por ele. Ao fazer fisioterapia com uma especialista em pessoas que passaram pela cirurgia da retirada das mamas, Kamila Urias Favarão, vivenciei a importância dessa experiência do “toque”. Como retirei as mamas e coloquei próteses, sentia o tempo todo um corpo estranho em meu corpo e aquilo me prendia e me amarrava. Após a fisioterapia, me sentia leve e cada vez mais fui perdendo a sensação de desconforto. Além da massagem que dava uma sensação incrível de bem-estar físico, eu sempre conversava com a Kamila, uma pessoa e profissional muito especial, totalmente identificada com o que fazia. Como resultado, no final do atendimento, a sensação de bem-estar era física e emocional. Sou muito grata por ter encontrado pessoas tão especiais em minha trajetória de libertação da doença. 

Deixe seu comentário sobre o assunto. Vamos trocar ideias e experiências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário