quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mastectomia e Reconstrução das Mamas



O Senado aprovou na semana passada um projeto que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a realizar cirurgia de reconstrução dos seios em mulheres com câncer de mama logo após realizarem a mastectomia (cirurgia de retirada da mama). Eu passei pela mastectomia e, logo depois, pela cirurgia de reconstrução e sei o quanto isso é importante.

Hoje o número de mulheres com o diagnóstico de câncer de mama e que passam pela mastectomia é muito grande. Enfrentar a retirada das mamas para mim foi algo difícil, pois sei contabilizar minhas perdas: perda da sensibilidade do seio que é algo importante em um relacionamento íntimo, perda da imagem do meu corpo como era, constatar as marcas da cirurgia em meu corpo e encarar isso todos os dias. E eu sempre fui muito vaidosa!

A reconstrução da mama nos ajuda a superar essa perda e fazer foco no que ganhamos. Eu, por exemplo, ganhei um seio menor (tinha um seio farto) que ficou mais proporcional ao meu corpo e que deu a sensação que eu fiquei mais esguia; ganhei um seio mais firme e pude fazer coisas que antes não tinha condição, como usar vestido tomara-que-caia, colocar roupas sem usar sutiã, poder exagerar um pouco nos decotes, usar top na academia. Enfim, tudo tem os dois lados, por mais duro e difícil que seja.

Uma perda de uma parte do corpo não é apenas uma perda física, mas uma perda emocional. Uma perda daquela parte do corpo que também fez parte de sua história de vida. A palavra é forte, mutilação, mas temos que aprender a enfrentá-la com dor e com coragem. Para isso, cabe uma reflexão: “em uma situação, por pior que seja, sempre existem ganhos.”

Pense comigo: quem perde a visão desenvolve o tato. Quem perde a mobilidade de um lado do corpo com um derrame tem que desenvolver o outro lado para se apoiar e sobreviver. A cada desafio que enfrentamos, devemos nos perguntar: “O que perdi? O que ganhei?” Quando nos sentimos mutilados, é necessário uma RECONSTRUÇÃO FÍSICA E EMOCIONAL.

Se for possível a reconstrução com a prótese, trabalha-se a ideia de que você perde, mas coloca algo no lugar, o que dá uma sensação de conforto e de maior aceitação, em um primeiro momento. E essa reconstrução física nos ajuda na reconstrução emocional. Essa última reconstrução é mais demorada e mais profunda, porque vai exigir a busca dos nossos valores e do real sentido da vida. Ela nos leva a fazer foco mais dentro do que fora, ou seja, nos propicia um encontro mais profundo e significativo com a gente mesmo. Posso afirmar, com segurança, que foram muitas perdas, mas os meus ganhos foram muito mais importantes.

Você passou por essa experiência ou conhece alguém que passou? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário aqui ou na página do Facebook

Um comentário: