segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Espiritualidade e o Câncer



Quando enfrentamos o câncer, nos deparamos com uma doença cujo estigma é a possibilidade de encaramos a morte. E o que é a morte? Para alguém que, como eu, acredita que a vida continua, é o término de uma etapa para início de outra. 

No entanto, falar isso racionalmente apoiada nos conceitos que acreditamos é uma coisa, enfrentar a real possibilidade traz para a nossa mente e coração sentimentos muito contraditórios.

Sentimentos de medo... Medo de perder as pessoas que amamos, medo de abandonar quem precisa de nós, medo do desconhecido, pois não nos lembramos do que já aconteceu conosco antes desta vida...

Sentimento do desespero: Por que eu? Por que agora? E outros tantos porquês...

Sentimento de fraqueza, de sentir que o nosso corpo que é algo que temos de palpável está fraquejando, sofrendo...

Sentimento de impotência, porque é algo que não controlamos...

E, em meio a todos esses sentimentos, surge de dentro de nós uma FORÇA que a gente nem acreditava que existia até o momento e que nos leva a LUTAR, a QUERER VENCER e NÃO DESISTIR.

E aí nos perguntamos: de onde vem essa força que até então eu desconhecia? Ela vem de DENTRO, não é algo que se enxerga e se toca, mas é muito mais forte do que tudo que existe e que podemos perceber com nossos sentidos.

Neste momento, temos que admitir que somos muito mais do que esse corpo que temos, que existe algo maior, não mensurável, mais forte do que tudo que existe e que está no seu íntimo, num lugar que durante a vida até o momento, quase nunca acessamos.

Para mim, nesse lugar está nosso maior tesouro como ser humano: a nossa ALMA, o nosso ESPÍRITO, a nossa ESSÊNCIA, que está em contínuo processo de evolução e que tem a nossa LUZ

A LUZ que nos leva a olhar menos para a gente e mais para o outro, que nos alimenta de algo maior e que levaremos junto quando formos desta vida para outro estágio, mas que neste momento, não temos muita condição de entender.

E para enxergar e aceitar é preciso muita . Fé em DEUS, este DEUS que nós, como seres humanos, procuramos por tantos caminhos e que está em nosso interior. Acontece que perdemos a conexão com ELE olhando demais para tudo que existe fora e que nos chama tanto a atenção, em várias etapas da vida.

Então, acontece de nos deparamos com algo que desestabiliza a nossa vida, como uma doença, no caso o câncer, mas que poderia ser uma outra qualquer que nos ameaça de tirar a vida e que nos obriga a parar de olhar para fora e voltar o nosso olhar para dentro. 

Aí sim, somos levados pela força das circunstâncias ou pela sabedoria da vida a descobrir a nossa FORÇA, nossa LUZ, que é DEUS dentro de nós.

Quando acontece esse encontro da nossa ALMA com a LUZ que existe dentro de nós, o corpo fraco encontra um espírito forte que olha para aquela fragilidade do corpo e não se assusta. Não se assusta porque sabe que este corpo é transitório, que somos SERES ESPIRITUAIS tendo uma experiência humana e que estamos aqui para aprender.

A consciência que ninguém é melhor do que ninguém aparece de forma nítida: estamos todos em um processo de aprendizado, embora em diferentes níveis de evolução e a nossa missão é um ajudar o outro, pois a necessidade básica do ser humano nesta vida é amar e ser amado. Este é o sentimento maior que a todos transforma e liberta! 

E garanto que não existe nada mais gratificante do que voltar o nosso olhar para as pessoas que aparecem em nossa vida e que podemos ajudar nessa transformação, mesmo que seja com algumas palavras como me aconteceu ontem. Ouvir um "muito obrigada, amiga" ainda soa em meu coração como uma benção que recebi e que agradeço a Deus. Acredito que a CHAMA ACESA deste projeto ganhou um brilho maior, uma razão para continuar existindo. “Obrigada, querida amiga”, digo eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário