segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Poder do Hábito



Acabei de ler o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, e pensando sobre o aprendizado que a leitura me trouxe, preciso compartilhar algumas conclusões. Diz o autor que os hábitos não são inevitáveis e podem ser ignorados, alterados ou substituídos. Sem o circuito dos hábitos, nosso cérebro entraria em pane, sobrecarregado com as minúcias da vida cotidiana.

A descoberta do circuito do hábito é importante porque revela uma verdade básica: quando um hábito surge, o cérebro para de participar da tomada de decisões, não faz tanto esforço ou desvia a atenção para outras tarefas. O problema é que nosso cérebro não sabe diferenciar hábitos bons de ruins e, se você tem um hábito ruim, ele está sempre à espera dos estímulos e das recompensas. Isso explica porque é tão difícil criar o hábito de fazer exercícios físicos ou de mudar nossa alimentação.

A mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas, é possível, pois com tempo e esforço, qualquer hábito pode ser remodelado. No momento que descobriu qual é o circuito do seu hábito – você identificou a recompensa que está movendo seu comportamento, o estimulo que o provoca e a rotina em si - você pode começar a alterar o comportamento.

Comentário

Muitas vezes, não temos consciência de que vamos adquirindo hábitos nocivos para liberar o estresse, tão comum nos dias atuais pelo ritmo acelerado de vida que levamos. E repetimos automaticamente comportamentos que nos trazem uma satisfação apenas momentânea, seguida de um desconforto, pois no fundo sabemos que aquele hábito não agrega bem-estar e qualidade à nossa vida. 

Podemos exemplificar como hábitos não saudáveis: fumar, beber e comer demais, falar compulsivamente, trabalhar em excesso, ficar 100% plugado no virtual. Esses hábitos impulsionados pela nossa ansiedade acabam se tornando canais pelos quais liberamos o estresse, no dia a dia.

Tomar conhecimento da dinâmica ou circuito de um hábito, entender como e o motivo de ele acontecer e experimentar caminhos para uma mudança nos dá o poder de aceitar ou não alguns comportamentos que são prejudiciais em nossa vida e fazer novas escolhas.

Aquilo que parecia impossível em alguns momentos, difícil em outros, com o plano em ação vai diminuindo a intensidade e a frequência até se tornar algo automático, ou seja, o velho hábito desapareceu e surge um novo hábito em seu lugar.

Para fazer uma escolha assertiva nessa “troca” de hábitos é importante que descubra novos canais para liberar o estresse de forma saudável, que pode ser a música, o exercício físico, cozinhar para os amigos ou para a família, mexer com plantas e jardinagem, fazer artesanato, tirar fotografia, enfim, podem ser inúmeras opções que lhe dão prazer. Dessa forma, utilizará canais saudáveis para liberar seu estresse e ganhará em satisfação pessoal, bem-estar e qualidade de vida.

Só para lembrar: os hábitos não-saudáveis para liberar o estresse em algum momento são somatizados, se transformam em sintomas e o corpo nos “obriga” a encará-los. Todas as doenças surgem como resultados do nosso estilo de vida e nos direcionam para uma pausa ou reflexão sobre a necessidade de algumas mudanças que não podem mais ser adiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário