segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

“Somos um só”



Eu sempre leio as colunas de Márcia de Luca nas revistas Claudia e Bons Fluidos e tudo que ela fala vai direto ao meu coração e traduz tudo que acredito. Decidi fazer uma síntese e comentar a sua coluna "Coisas da Alma", da revista Claudia deste mês, porque o tema está alinhado com a proposta do Chama Acesa, que é mostrar que o câncer tem muito a ver com estilo de vida (alimentação, corpo e estado de espírito), principalmente com o estado de espírito. Não podemos esquecer que o estado de espírito é o que nos apoia para adquirir e manter hábitos saudáveis na alimentação e na atividade física regular. Confiram:

Janeiro é um mês que incita à reflexão e à renovação. O meu objetivo aqui é incentivar todos a analisar o momento atual de evolução do Planeta Terra. A história da humanidade é cíclica. Desde que o mundo é mundo, civilizações têm seu apogeu e, em seguida, a queda. Pois é assim mesmo o movimento da roda da vida, que nunca cessa de girar.

Os opostos são parte intrínseca da nossa personalidade e da existência. Para atingirmos o verdadeiro equilíbrio, portanto, é preciso respeitar essa dualidade inerente ao nosso ser. Os indianos chamam a grande força que gera o Universo, responsável pela criação de tudo o que existe, de Shiva – que encerra em si as qualidades consideradas masculinas, como coragem, robustez e determinação. Como toda moeda tem dois lados, porém, eles dizem que quem coloca o poder de Shiva em movimento é Shakti, que contém em si as qualidades tidas como femininas: amor, compreensão, intuição e percepção. Uma força não existe sem a outra.

Até agora, o mundo masculino ditou normas e procedimentos e a razão nos guiou. Neste momento, passamos justamente por uma transição. Shiva começa a deixar o apogeu para dar espaço a Shakti, que reinará não mais por meio da razão, e sim do coração.

Mas é o equilíbrio entre uma coisa e outra que fará diferença na nova era, na qual estamos entrando agora. Shakti é o poder transformador do amor e da sensibilidade. A consciência de que ela existe dentro de nós nos trará bem-estar físico, psicológico e espiritual. Tem o poder de curar e rejuvenescer, nos ensina a celebrar o presente. É essa força que nutrirá nosso planeta, gerando mudança.

Dentro do coração espiritual, não há separação. Somos todos um só – um único ser de pura luz, em que o masculino e o feminino se encontram em harmonia.

Comentário

Eu estudo os hemisférios cerebrais há muitos anos e, quando li a coluna com o tema “Todos somos um”, imediatamente me lembrei dos hemisférios cerebrais: hemisfério cerebral esquerdo (razão) e direito (emoção). E o desafio de conquistarmos o equilíbrio no comportamento e nos relacionamentos que nada mais é do que a inteligência emocional. A busca pelo desenvolvimento das competências não-cognitivas, comportamentais ou emocionais hoje se tornou prioridade na educação das famílias, escolas e empresas.

A inteligência emocional, o equilíbrio entre a razão e a emoção é que nos ajuda a fazer escolhas inteligentes, errar, acertar, persistir e nos conduzir a uma qualidade de vida que, com certeza, impedirá o aparecimento de doenças como o câncer.

Se estamos entrando em uma era de descoberta do hemisfério cerebral direito, que tem o poder transformador do amor e da sensibilidade, vamos olhar pra dentro, para a luz que existe na profundidade do ser espiritual que somos.

Vamos estar abertos para esta conexão com o lado espiritual e com a consciência universal, pois é nela que reside a força que vemos brotar nas pessoas que estão enfrentando ou nas que já enfrentaram e venceram o câncer.

Isso sem esquecer que o equilíbrio entre estas duas forças opostas, masculino e feminino, trará bem-estar físico, psicológico e espiritual, que é tudo que precisamos para manter acesa a chama da vontade de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário