sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Celebrar sempre


Assino a revista Claudia há muito tempo e gosto muito da variedade de artigos e matérias que ela traz. E já não é a primeira vez que utilizo no Chama Acesa os textos da Marcia de Luca, pois tudo que ela escreve se alinha profundamente com aquilo que acredito para minha vida neste momento. O tema deste mês foi "celebre todo dia". Por que não celebrar mais, transformando coisas simples que podem enfeitar e dar mais cor à nossa vida?

Marcia lembrou muito bem que precisamos criar nossos próprios rituais e que o Pequeno Príncipe perguntou para a raposa: "O que é um ritual?". E ela respondeu que ritual é aquilo que faz com que um dia (ou um momento) seja diferente dos outros e se torne especial, com ingredientes para serem lembrados para sempre.

Os povos da antiguidade tinham a tradição de celebrar, com atenção e intenção, todas as coisas fundamentais da vida, disse Marcia de Luca. Mas, com o tempo, fomos perdendo a dimensão desse conceito e o costume de colocá-lo em prática.

Precisamos resgatar essa tradição esquecida e voltar a celebrar mais e sempre. Rituais nos ajudam a focar no momento presente, a vivenciar o aqui e o agora, e a acalmar a nossa mente. Só que, para celebrarmos com o coração, precisamos colocar ali uma emoção verdadeira.

De manhã, quando chego ao Espaço Educacional, observo as flores que brotaram (e tem uma orquídea maravilhosa em que aparece uma nova flor a cada dia), adoro ouvir os passarinhos que cantam tal qual um coral agradecendo pelo dia que começou. Cumprimento a Meire que já está fazendo um cafezinho gostoso e sinto o cheiro do pão de queijo que está começando a assar. Isso é um ritual que me transmite muita energia para aquele novo dia de trabalho que está começando. E como sou grata! Neste início de semestre, nós do Espaço Educacional temos muito a celebrar: a energia, a união da equipe, a criatividade que se expande a cada dia e torna nossa convivência um ritual de harmonia. Sou grata!

Eu me inspirei na Marcia de Luca e busquei alguns dos rituais que dão mais sentido à minha vida. Preste atenção e descubra os seus rituais. Se perceber que são poucos, proponha-se a aumentá-los, enriquecendo mais a sua vida com esses momentos especiais. Dessa forma, trabalha o seu estado de espirito e se prepara para celebrar até as adversidades que sempre aparecem para nos ensinar e nos fortalecer. Vamos celebrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário