quinta-feira, 22 de março de 2018

O poder do agora


Fiz uma síntese de trechos do livro "O Poder Do Agora - Um Guia Para A Iluminação Espiritual", de Eckhart Tolle. Espero que goste e sirva para refletir sobre o tema:

ACIMA DO PENSAMENTO

Todas as vezes que criamos um espaço no fluxo do pensamento, a luz da nossa consciência fica mais forte.

Um dia, você pode se surpreender sorrindo para a voz dentro da cabeça como sorriria para as travessuras de uma criança. Isso significa que você não está levando tão a sério o que vai pela mente, pois o seu interior não depende dela. Como eu tenho vontade de chegar a esse ponto!

Nossa mente é um instrumento, uma ferramenta para ser usada em uma tarefa específica e, depois, ser deixada de lado. Por isso, podemos afirmar que 80% a 90% dos pensamentos são inúteis e, por conta da natureza frequentemente negativa, são também nocivos.

Esse tipo de pensamento compulsivo ou repetitivo torna-se um vício, porque perdemos o domínio sobre ele, porque como vício ele se torna mais forte que nós. A atitude barulhenta do “pensar” nos leva a uma perda significativa de energia vital.

No processo de crescimento, construímos uma imagem mental de nós mesmos baseada em nosso condicionamento pessoal e cultural, que é o EGO. E o pensamento compulsivo consolida o nosso ego.

Para o EGO, o momento presente dificilmente existe. Só o passado e o futuro são considerados importantes.

Por quê?

Porque ele acredita que, sem o passado, não seriamos ninguém e se projeta no futuro para assegurar a sobrevivência. 

O Ego tem uma visão distorcida do momento presente, pois ele reduz o presente a um meio para obter o fim desejado.

Só que o momento PRESENTE tem a chave para a libertação.

A mente é, em essência, uma máquina de sobrevivência. Ela executa, coleta, organiza informações, é objetiva, mas não é nada criativa. Todos nós criamos a partir de um lugar chamado de “mente vazia”, que tem origem numa serenidade interior. Quando necessitamos de uma solução criativa, há uma oscilação, de segundos, entre a mente e a mente vazia. A mente dá forma ao impulso criativo ou insight. (Lado esquerdo e direito do cérebro). Os cientistas têm relatado que suas descobertas mais originais aconteceram em um momento de serenidade mental.

Várias vezes, tive insights de soluções que estou buscando, durante a madrugada. Depois de dormir um bom tempo, acordo com a resposta do que estava buscando há alguns dias; levanto, anoto e volto a dormir.

EMOÇÃO: A REAÇÃO DO CORPO À MENTE

A emoção nasce no lugar que a mente e o corpo se encontram. É a reação do corpo à nossa mente, é portanto, um reflexo da mente no corpo.

Vamos exemplificar:

Um pensamento agressivo ou hostil vai acumulando energia no corpo e se transforma na RAIVA.

A ideia que estamos sob uma ameaça física ou psicológica faz com que o corpo se contraia e dá origem ao MEDO. O medo, além do sentido de ameaça permanente, pode ser entendido como um profundo sentimento de abandono e incompletude.

Uma emoção representa um padrão de pensamento amplificado ou energizado. A emoção quer assumir o controle e quase sempre consegue, a menos que esteja presente e alerta.

Se a gente se identificar de forma inconsciente com a emoção, ela se tornará temporariamente VOCÊ. É comum estabelecer um círculo vicioso entre pensamento e emoção, porque um alimenta o outro.

Então não chamamos isso de uma emoção básica, mas de sofrimento.

Quanto mais a mente tenta se livrar do sofrimento, mais ele aumenta. A mente não consegue fazer isso porque ela é parte do “problema”.

Emoções como a alegria e o amor são inseparáveis do estado natural do nosso ser verdadeiro. Mas a verdadeira alegria que surge de um estado de serenidade e de amorosidade.

Não podemos confundir alegria com prazer. O prazer tem origem de algo externo a nós, ao passo que a alegria vem do nosso interior.

Aquilo que dá prazer hoje pode se tornar sofrimento amanhã. Já a verdadeira alegria e o amor não se transformam em algo oposto.

Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário