segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Roda da Saúde - Análise do item DESCANSO


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Vamos fazer também a Roda da Saúde?

A cada semana, algumas perguntas ajudam a avaliar uma das fatias da roda, que é composta por oito aspectos (nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo). Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

Na semana passada, fiz a minha autoavaliação sobre MOVIMENTO e constatei que estou bem, com caminhadas diárias e ioga, mas preciso voltar ao Pilates. Hoje, o assunto e DESCANSO e, após a reflexão a partir das respostas abaixo, a minha nota é 9,5. Só não dou 10, porque tem dias que começo cedo e acabo emendando com alguma outra atividade à noite e, quando chego em casa, percebo que deveria ter descansado mais cedo. Adoro ficar à noite em casa tranquila.

- O que é descanso para você? O que você costuma fazer para descansar?

Descanso para mim é relaxar, estar em paz. Isso significa fazer o que quero, do jeito que quero e na hora que quero, ou seja, escolher ficar em casa, ler, fazer meus exercícios de ioga, sair para ir ao cinema, encontrar com uma amiga para conversar ou escrever no computador um novo projeto. Ter a liberdade de fazer naquele momento o que meu coração pedir.

- O seu sono é reparador na maioria dos dias? Você se sente com energia durante o dia?

Eu sempre dormi muito bem e meu sono de 6 a 8 horas é fundamental para meu descanso. Gosto de acordar cedo. Então, nunca fui de dormir tarde.

Tenho muita energia durante o dia para trabalhar, porque meu trabalho é muito motivador. Normalmente, no final do dia de trabalho, estou muito energizada.

- Em qual período do dia você tem mais ou menos energia? Com o que você relaciona isso?

Eu adoro acordar cedo. Acordo com muita disposição, mas gosto de fazer tudo com calma. De manhã, tenho sempre mais disposição do que à noite, porque acredito que sou diurna.

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho

Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário