terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Roda da Saúde: Análise do item MENTE E CORPO


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Vamos fazer também a Roda da Saúde?

A cada semana, algumas perguntas ajudam a avaliar uma das fatias da roda, que é composta por oito aspectos (nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo). Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

Na semana passada, fiz a minha autoavaliação sobre AMBIENTE e constatei que minha nota é 8,5, já que temos que conviver em muitos ambientes e as pessoas estão em seu caminho de aprendizado, ou seja, não há perfeição. Hoje, o assunto é MENTE E CORPO e, após a reflexão a partir das respostas abaixo, a minha nota é 8,5, pois sempre pode ser melhorado. Vejo como um trabalho ascendente, independente da idade.

- Quando você percebe o seu corpo? Como você se relaciona com suas sensações?
Eu percebo meu corpo em várias situações do dia: quando faço algo mais rápido do que deveria, como por exemplo, andar a pé em uma subida e falar ao telefone ao mesmo tempo, pois me sinto ofegante. Nessa situação, sinto desconforto no momento, mas é só respirar que já volto ao meu normal. Percebo meu corpo quando sinto alguma dor localizada e vou para o chão fazer o exercício correto que aprendi na ioga e é como tirar a dor com as mãos. Sinto meu corpo quando danço, porque adoro dançar e isso me dá um prazer incrível. Quando ando no meu ritmo, me sinto revigorada, pois adoro andar.

- Você faz alguma prática mente e corpo? Como você se sente fazendo?

Eu pratico ioga há 20 anos e representa meu eixo de equilíbrio interno e externo. Minha atenção fica totalmente centrada em cada movimento e no momento presente, culminando com uma meditação que me traz uma paz imensa. Na ioga, tenho consciência também de minhas limitações por causa das cirurgias que fiz, mas sempre lido como um desafio e cada vez me sinto melhor à medida que percebo um progresso. Após cada cirurgia, quando voltava para a prática, eu sentia que meu corpo respondia melhor à recuperação.

- Você respeita o seu corpo e a sua mente? Como você faz isso?

Eu procuro respeitar meu corpo e sinto que ele me manda sinais quando eu não o respeito. Da mesma forma, ele me manda sinais positivos, quando faço algo como autocuidado e ganho serenidade unindo força e energia interna e externa. Com isso, percebo a integração que existe entre mente e corpo.

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho

Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário