terça-feira, 6 de junho de 2017

4 anos de Chama Acesa


Há 4 anos, ganhei o livro Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando as Defesas Naturais do Dr. David Servan-Schreiber e, como sempre faço com quase tudo que leio, elaborei uma síntese. Só que esta síntese me trouxe a oportunidade de “passar a limpo” a minha experiência com o câncer de mama de 2000 a 2009.

Entender o motivo de a doença aparecer, expressar tudo o que vivemos e sentimos faz parte da nossa cura e até da prevenção para que a doença não volte.

Aquele exercício de expressar o que li e o que vivi me fez entender que o câncer para mim foi um sinal que precisou aparecer várias vezes até eu enxergar que eu “precisava” estar inteira em tudo que fazia e em todos os lugares que vivia.

Outro dia li em um texto que a dor é um caminho de evolução e para mim realmente foi. Aprender a lidar com as emoções é uma condição essencial no processo da cura. Na maioria das vezes, nem identificamos direito o que sentimos com medo de olhar para o que acontece dentro de nós. A doença é, portanto, um sinal de alerta para você olhar pra dentro.

Hoje concluo que foi um processo de um profundo encontro comigo mesma, com minha alma, soltando várias amarras que me prendiam e me distanciavam de quem eu verdadeiramente era.

E foi vivenciando tudo isso que nasceu a ideia de criar o Projeto Chama Acesa e beneficiar pessoas que já passaram por esta experiência, as que estão vivenciando neste momento e as que querem se prevenir. E hoje, com a Medicina Integrativa já sabemos que, para tratar a doença, temos que olhar o ser humano integral: corpo, mente, coração e espírito.

Por que Chama Acesa? Porque manter acesa a vontade de viver é fundamental para nossa cura. 

O Projeto Chama Acesa se apoiou em um tripé: corpo, alimentação e estado de espírito, que é o que define o nosso estilo de vida. E o câncer hoje se propagou e se tornou uma doença crônica pelo estilo de vida que adotamos.

Mas o momento é de GRATIDÃO! Gratidão por ajudarmos pessoas de todo o Brasil que, como eu, vivenciaram ou estão vivenciando a experiência de um câncer com todas as dores e conquistas que promove.

Gratidão à minha médica Dra. Patricia Valentini de Melo, adepta da Medicina Integrativa, por ter me dado a ideia de montar um blog para divulgar, afirmando que poderia ajudar muitas pessoas. 

Gratidão pelos textos de Patricia Gebrim, que conversam e alimentam o nosso estado de espírito, que é o grande sinalizador quando algo não vai bem.

Gratidão a Patricia Zwipp Navarro, pessoa responsável por tornar este sonho realidade e por sintetizar e colocar imagens que tão bem representam as mensagens e informações que são postadas. 

Gratidão a todos que nos seguem, que acreditam e compartilham a proposta do Chama Acesa.

Vamos celebrar juntos estes 4 anos em que construímos uma rede que promove a expansão da consciência em relação à saúde física, mental, emocional e espiritual, que determinam o nosso aprendizado e evolução na vida.

Que esta CHAMA ACESA se propague cada vez mais!

Um comentário:

  1. Lindo Texto. Parabéns pela iniciativa, e que a vida com toda a sua integralidade mantenha a nossa chama sempre acesa!

    ResponderExcluir