quarta-feira, 2 de maio de 2018

Missão do Projeto Chama Acesa: Autoconsciência e Cura


Como faço nos finais de semana, ouvi um satsang (palavra em sânscrito que significa “associação e encontro com a verdade”) do Prem Baba, um mestre espiritual brasileiro. O tema “O primeiro passo para a cura” me chamou atenção, uma vez que o Projeto Chama Acesa completou 5 anos em abril. 

Ao começar a ouvir, peguei lápis e papel e fui anotando a linha de raciocínio que ele usou para conduzir a explicação. É a segunda vez que isto acontece, ou seja, ao ler ou ouvir algo que o Prem Baba fala, me vem uma inspiração de como utilizar aquelas ideias, que tanto tocam fundo meu coração, e levá-las até as pessoas, como uma forma de reflexão. Acredito que minha missão como educadora, que sempre acreditou em educação para a vida e autoconhecimento, se manifesta e fala mais alto. 

A primeira vez que isso aconteceu foi quando li o livro “Propósito”, do Prem Baba, que me inspirou a construir um caminho para contextualizar uma palestra sobre autoconhecimento. Minha gratidão a esse líder espiritual que respeito, admiro e com quem muito aprendo. 

Essa situação me fez relembrar o nascimento do Projeto Chama Acesa, a partir do livro "Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais", do Dr. David Servan-Schreiber, que apresentava o tripé: corpo, alimentação e estado de espírito para o entendimento da doença e da cura do câncer. 

É importante ressaltar que o que mais mexeu comigo na leitura desse livro foi o depoimento verdadeiro e transparente que o médico deu quando se sentiu no lugar de “paciente”, ao falar de todo o processo que vivenciou com o câncer; quando foi para o oriente buscar novos conhecimentos e métodos de cura com uma nova visão; quando admitiu que, ao ter o diagnóstico do câncer, o que mais precisava era ser olhado como ser humano, era o “olho no olho” e não o fato de estar diante do especialista renomado e conceituado que tratava a doença de forma objetiva. E a partir dessa experiência, viveu muitos anos difundindo com o livro e palestras tudo que descobriu, unindo conhecimentos da sabedoria oriental com a ocidental, cumprindo a sua missão de mudar o olhar para o câncer. 

Do nascimento do Projeto Chama Acesa até hoje, eu vivenciei muitas experiências, algumas dolorosas e outras gratificantes, e a mudança interna que sofri foi muito profunda e intensa. 

Por isso, a minha forma de olhar a doença e a cura passou por vários níveis: do físico para o mental, do mental para o emocional, até chegar ao espiritual. 

E hoje, ouvindo o Prem Baba, tive acesso a uma explicação lúcida e profunda que me fez enxergar o estágio atual do Projeto Chama Acesa e sua missão, de uma forma mais nítida: ajudar as pessoas no caminho de AUTOCONSCIÊNCIA e CURA

Vou resumir com minhas palavras o que ouvi no satsang, entremeando com minhas reflexões: 

A doença nada mais é do que a contradição entre uma parte de você que quer morrer e outra que quer viver. A doença surge como resultado dessa contradição ou conflito, que funciona como um cabo de força que puxa você, por dentro, para dois sentidos opostos e que você não consegue elaborar para resolver. E por que não consegue? Porque isto ainda está inconsciente. 

O apego a comportamentos destrutivos que estão acontecendo em sua vida funciona como amortecedor e impede que você entre em contato com a DOR que está causando a doença, que está localizada no seu Eu inferior ou na sua sombra. 

Aí surgem as perguntas: 

Por que você está querendo morrer? 

Por que você está desistindo da batalha? 

O que na sua vida não se encaixa com quem verdadeiramente é e que o faz escolher que quer ir embora? 

Essa fenda que se forma dentro de você na luta de forças em sentidos opostos é o que manifesta a doença. E a situação pede, com urgência, o início de um processo de autoconhecimento, de descoberta de si mesmo. 

E só por meio da conquista de uma vontade consciente que se encontra um caminho de cura, de “dentro para fora”. Se for algo superficial, de “fora para dentro”, esse comportamento apenas empurra a verdadeira causa da doença para o porão da alma, do inconsciente, e ali ela prolifera, embora na aparência surja como uma “falsa melhora”. 

A cura está no ganho de consciência e os elementos físicos que aparecem são apenas um impulso, funcionam como instrumentos que começam a abrir o caminho para a cura. 

Para mergulhar mais fundo na cura real, é preciso desenvolver a compaixão. Olhar a pessoa que está vivenciando a doença com compaixão desperta nela a sua LUZ, a sua vibração. Esse é o trabalho do curador: desenvolver a compaixão. 

É o despertar da compaixão consigo mesmo e com o outro que abre espaço para o milagre da cura acontecer. Quando esse espaço se abre, acontece uma manipulação dos cinco elementos dos quais somos constituídos (terra, fogo, água, ar e éter), que muda as coisas de lugar dentro de nós. O processo tem como resultado um olhar mais profundo para a realidade da vida e um novo olhar para a doença. 

Tomar consciência dos conflitos profundos, da raiz onde está a verdade ou a causa da doença, ajuda a entender que o conflito ou contradição começa na alma, vai para o mental, para o emocional, para o energético e, como ultimo estágio, chega ao corpo. Todos esses níveis ficam divididos na luta, apenas o espiritual não se divide. 

O local onde a doença se manifesta também traz mensagens especificas, pois o corpo fala. Cada parte está dizendo muito do seu mundo emocional e espiritual. Algumas doenças têm origem na tristeza, no medo, na raiva guardada, na amargura e tudo isso está dento de você. 

É preciso ter a coragem de perguntar: "Qual a natureza desta contradição ou conflito? Por que estou escolhendo estar doente neste momento?". 

E aí entra o dom divino do LIVRE ARBÍTRIO, que você precisa aprender a usar e não deixar que continue sendo conduzido por impulsos inconscientes. 

Quando ocorre um ganho de consciência, quando você entende o porquê se colocou naquele lugar, a doença torna-se um caminho de cura, como uma forma de conseguir chegar à origem do conflito. 

O curador pode ajudar a pessoa a tomar consciência dessa contradição e iniciar um processo de autoconhecimento, mas apenas ela escolhe o caminho a seguir. 

Não deve existir a tentativa de convencer ninguém, é preciso encontrar o fio condutor que auxilia na busca do caminho, que é individual e que depende do exercício do livre-arbítrio. 

A cura seria colocar as duas forças numa mesma direção, integrar luz e sombra. Esse é o primeiro passo no caminho da cura. 

Hoje, fica muito clara a redefinição da missão do PROJETO CHAMA ACESA: auxiliar as pessoas neste caminho de AUTOCONSCIÊNCIA E CURA

AUTOCONSCIÊNCIA é um caminho individual que cada um percorre ao enfrentar uma doença e decidir pelo caminho da cura. 

CURA é o milagre que acontece quando abrimos espaço para a compaixão se manifestar em nossa vida, quando temos a coragem de entrar em contato com tudo que nos afasta de nossa essência e exercer o livre arbítrio escolhendo manter a ACESA a CHAMA DA VIDA

Um sentimento de gratidão toma conta do meu coração ao determinar esta direção para o PROJETO CHAMA ACESA em 2018, após 5 anos de existência. 

Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário