segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pilates


Nunca fui disciplinada com a atividade física. Começava e parava. Tudo melhorou na medida em que experimentei outras modalidades de exercícios, como Pilates e Ioga. Eu me encontrei totalmente e, dessa forma, consegui aliar o útil ao agradável. Hoje, o assunto é PILATES. Compartilho com vocês o texto da minha fisioterapeuta, Priscilla Kalil Pereira:


"Pilates é uma atividade física que trabalha o corpo de forma global, melhora a postura, tonifica a musculatura, alonga os músculos e desenvolve a consciência corporal. O método Pilates pode ser praticado por todos, sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado, para que os exercícios sejam realizados de forma correta. 

No Pilates queremos desenvolver um equilíbrio neuro-muscular, ou seja desenvolver um corpo igualmente forte e alongado. As aulas são realizadas em pequenos grupos para podermos elaborar cada exercício de acordo com a necessidade de cada aluno e desta forma diminuir as dores na região cervical, lombar ou qualquer outra região e/ou prevenir que elas apareçam. 

Pessoas que já tiveram câncer, após a autorização do medico, podem se beneficiar com o Pilates por serem exercícios de baixo impacto, que nos ajudam a ter um melhor conhecimento do nosso corpo no espaço e da nossa postura. Após uma cirurgia, como por exemplo, a mastectomia, o corpo tem a tendencia de se fechar, rodando os ombros para frente e curvando a coluna para frente também e como forma de proteção reduzir os movimentos dos braços. No Pilates, com esse aluno, nosso objetivo seria desenvolver melhora da postura, retornando a região torácica e os ombros para sua posição neutra e realizar movimentos com os braços para melhorar a amplitude de movimento dos mesmos. 

Um músculo muito trabalhado no Pilates é o transverso do abdômen, ele faz parte de um conjunto de músculos, conhecidos como "power house" ou casa de força, esses músculos são responsáveis pela estrutura de suporte, são eles que ajudam a manter uma postura adequada e protegem nossas costas de futuras lesões. 

Resumindo: Pilates é uma atividade física que melhora a qualidade de vida e que pode ser praticado por todos com a orientação de um profissional qualificado ao seu lado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário