terça-feira, 25 de junho de 2013

Cor dos Alimentos X Benefícios


Compartilho com vocês material que li sobre cor dos alimentos e seus benefícios:

Alimentos verdes – Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação sanguínea. Evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue e fortalecem ossos e dentes. Exemplos: vagem, uva verde, salsa, quiabo, pimentão verde, limão, kiwi, ervilha, chuchu, couve, brócolis, alface, abacate.

Alimentos roxos – Contêm niacina (vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. Retardam o envelhecimento. Grande parte desse grupo conta com antioxidante que previne doenças cardíacas. Exemplos: alcachofra, almeirão, repolho roxo, alface roxa, jabuticaba, amora, framboesa, uva.

Alimentos brancos – Apresentam vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso, além de inibir aparecimento de coágulos. Exemplos: pera, aipo, aspargo, banana, cogumelo, couve-flor, inhame, mandioca, pinha, coco.  

Alimentos vermelhos – Fontes de carotenoides, precursores da vitamina A. São bons para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, encontrado em alguns dos representantes deste grupo alimentar, ajuda na prevenção do câncer de próstata. Exemplos: acerola, morango, cereja, pimenta, romã, melancia, goiaba, pimentão vermelho, tomate.  

Alimentos alaranjados – Fontes de carotenoides. Ricos também em vitamina C, um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Exemplos: carambola, caqui, cenoura, damasco, laranja, manga, mexerica, abóbora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário