domingo, 9 de março de 2014

Ioga para Alma



Pratico IOGA há 12 anos e posso afirmar que a reportagem da revista Bons Fluidos deste mês só veio reafirmar o que eu acredito. Separei trechos do texto e acrescentei minhas considerações a partir de minha experiência. Confiram:

"Em momentos de delicadeza extrema, quando a dor é profunda demais, o movimento suave do corpo, aliado as técnicas de respiração e meditação, ajuda a cicatrizar a tristeza."

Alexandre Viola, meu professor de Ioga, enfatiza durante a aula que o objetivo de cada postura é o relaxamento, que precisamos encontrar o conforto físico para conseguir o relaxamento mental, pois esse é o objetivo da prática. O relaxamento físico e mental nos prepara para a meditação e nos ajuda a lidar com emoções como a tristeza, que não é prazerosa, mas que faz parte de nosso crescimento emocional e espiritual.

'A pratica da Ioga reduz a liberação de cortisol, hormônio associado ao estresse, diminui o cansaço e melhora o sono."

O grau de relaxamento que consigo após a aula de Ioga, que faço duas vezes por semana, é maravilhoso. Faço a aula logo cedo e começo minhas atividades profissionais com muito mais energia e foco.

"Ao promover maior conexão entre corpo, mente e espírito, a Ioga surge como forma alternativa de reparar uma ferida emocional."

A conexão do corpo nas posturas com a tranquilização da mente nos conecta à nossa alma, ao nosso espírito e isso vai promovendo a cura das feridas emocionais, que são as mais difíceis de cicatrizar e as causas de inúmeras doenças.

"Toda vez que um evento inesperado muito estressante rompe a noção de segurança de uma pessoa, ela se torna vulnerável e impotente. A Ioga vai dando suporte para que a pessoa supere esse momento e retome seu equilíbrio."

A busca do equilíbrio físico e mental é tudo que precisamos para começar a meditar. E a meditação reforça e restaura o nosso equilíbrio que perdemos aos poucos com todas as situações de estresse do dia a dia.

"A bióloga Elisa H. Kozasa, pesquisadora do departamento de psicobiologia da Unifesp e do Instituto do Cérebro do Hospital Alberto Einstein de São Paulo, diz que a Ioga funciona como complemento a um tratamento médico e psicológico. A especialista frisa ainda que a Ioga não é magica e que a prática tem efeito quando é feita com disciplina e regularidade."

Você só consegue a disciplina e a regularidade para conquistar os benefícios da prática da Ioga quando consegue se envolver, achar significado e prazer nos exercícios. Essa sensação de paz e de tranquilidade é o resultado prático que faz com que a Ioga se torne parte de nossa vida e funcione como um complemento a qualquer tratamento médico que esteja vivenciando.

"Com a Ioga ganhamos mais energia e entusiasmo, desvinculamos os padrões emocionais de eventos negativos, expelimos as toxinas físicas e emocionais e nos tornamos conscientes de cada momento, dando a oportunidade de superar o passado e criar uma nova realidade com clareza, energia, paz e felicidade", disse Rajshree, que pratica Ioga há 30 anos.

Essa declaração mostra como a prática da Ioga pode se tornar algo com uma dimensão maior. Posso afirmar que vale à pena experimentar a Ioga como um recurso preventivo ou paralelo a tratamentos de doenças como câncer, síndrome do pânico, entre outras. A doença nos torna frágil e vulnerável e precisamos trabalhar a nossa fragilidade. A Ioga é um excelente instrumento para ajudar você a manter a chama acesa, o desejo de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário