domingo, 6 de abril de 2014

1 Ano!



Há um ano, nasceu o Projeto Chama Acesa com o intuito de mostrar que câncer tem muito a ver com estilo de vida, ou seja, com alimentação, falta de exercício físico regular e estado de espírito. Hoje, o câncer está cada dia mais próximo de todos nós, em nossa família, em nosso círculo de amigos, em colegas de trabalho, está sempre à nossa volta. E isso está realmente ligado ao estilo de vida que levamos:

Alimentação - Surge um movimento que mostra o quanto os agrotóxicos nas verduras e legumes, hormônios no frango e outros componentes alteram a qualidade de tudo que comemos. Tudo isso, somado a uma alimentação errada (sanduíches, refrigerantes, fast food), em horários inadequados, acaba interferindo e muito em nosso corpo e, como consequência, na qualidade de nossa vida. Ainda bem que essa conscientização está começando a despertar nas pessoas o desejo de uma alimentação saudável e um grupo já começa a dar preferência a alimentos orgânicos. 

Corpo - O nosso corpo agradece quando praticamos regularmente exercícios físicos. A prática de atividade física também funciona como um canal saudável para liberar o estresse. 

Estado de espírito - O nível de estresse está cada dia mais alto, pois são inúmeros os fatores que contribuem para isso. A ansiedade aliada a uma insatisfação constante nos tira do prumo, nos ajuda a perder a conexão com aquilo que é mais importante: nossa essência. É ela que nos auxilia a fazer escolhas frente a cada acontecimento em nossa vida pessoal e profissional. E, com isso, vamos nos perdendo de nós mesmos e dando espaço para que as doenças cheguem, pois toda doença tem uma causa psicossomática. 

Neste um ano de existência, procuramos trazer temas que enfatizavam a importância de termos um estilo de vida saudável e manter acesa a chama da vida, o desejo de viver. Muitas pessoas nos ajudaram contribuindo com textos, como a Dra. Patricia Melo, minha mastologista, que trouxe informações da medicina integrativa para o tratamento do câncer; Ana Lucia Paiga e Patricia Gebrin, com temas de estado de espirito anticâncer; Kamila Favarão e Priscila Kalil com corpo anticâncer e Luana Vasconcelos com alimentação anticâncer. Sou grata!

Mais de 2 mil pessoas nos acompanham! Agradeço também a todos que compartilharam e comentaram os textos no Facebook, ajudando na divulgação deste projeto, e convido-os a nos acompanhar neste novo ano. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário