sexta-feira, 6 de junho de 2014

AYURVEDA e a proposta do projeto Chama Acesa



O tema desta semana é Ayurveda, o SISTEMA DE CURA mais antigo do mundo, que ensina que a causa número um das doenças é o acumulo de toxinas no corpo. Confiram abaixo trechos da coluna Coisas da Alma de Márcia de Luca, na Revista Claudia, e comentários meus (em negrito):

A Ayurveda ensina que os cinco sentidos são nossos portais de comunicação com o Universo. Acumulamos toxinas com cenas de violência que vemos (visão), o excesso de decibéis que escutamos (audição), a falta de olhos nos olhos e de toques de carinho no cotidiano corrido (tato), a poluição que inalamos (olfato) e os alimentos repletos de agrotóxicos que ingerimos (paladar). A Ayurveda ensina hábitos simples que nos ajudam a minimizar danos e ter mais qualidade de vida. E o sistema indiano considera a alimentação uma ferramenta-chave para obter saúde. 


Alimentação, Corpo e Estado de Espírito estão interligados e são responsáveis por nossa qualidade de vida. Este é o tripé do Projeto Chama Acesa e estamos sempre buscando informações para que você se torne cada vez mais consciente e assuma o comando de sua vida.

Aprenda Técnicas de Inteligência do Corpo (TICs) que podem melhorar instantaneamente sua sensação de bem-estar:

Coma quando tiver fome - É preciso distinguir a fome de verdade da fome emocional. Todo alimento digerido sem apetite real não será metabolizado pelo organismo. Deixe sempre um terço de seu estômago vazio. A quantidade necessária é a que cabe na concavidade de nossas duas mãos unidas.

Quantas vezes usamos a alimentação como um canal para liberar estresse e saciar a nossa ansiedade? A diferença é que quando ganhamos consciência disso, o “mal-estar” que geralmente vem após aquela ação, já surge antes e nos impede de entrar na ação de forma automática como acontecia anteriormente.

Acomode-se Sempre coma sentada, em um ambiente calmo e confortável. Nunca inicie a refeição nervosa ou chateada. Nem pense em discutir enquanto se alimenta. Neste estado de espírito, o organismo libera substancias que não favorecem a digestão. No caos, metabolizamos o caos. 

Muitas vezes como rápido demais e algumas vezes já me alimentei, mesmo estando contrariada ou chateada com alguma coisa. Parece que existe uma trava na garganta como que para nos avisar que alimentar-nos nesse estado de espírito não faz bem. O próprio organismo nos dá esse sinal e nem sempre obedecemos. E nosso corpo assimila junto com o alimento toda a raiva, tristeza ou nervosismo que certamente atacará aquela parte do corpo que temos mais fragilidade. Pode ser o estômago, que resultará em uma gastrite; pode ser dor de cabeça, que nos levará à enxaqueca, e assim por diante.

Adote o gengibre cru, ervas e especiarias – Cerca de 15 minutos antes da refeição, coma algumas fatias com uma pitada de sal e uma gota de limão para acender seu agni, o fogo digestivo. Use ervas e especiarias que ajudam nesse mesmo sentido.

Nada de TV, tablet, celular nem livros nas refeições – Sem foco e consciência de nosso atos, tendemos a comer mais. A sabedoria do organismo precisa ser ouvida.

O ritmo de vida hoje nos leva a fazer várias coisas ao mesmo tempo, inclusive durante as refeições. E onde fica o respeito, a hora da convivência? Acho que se perde totalmente. Hoje é comum nos restaurantes ver adultos e crianças plugados em celular, tablets e, na hora daquela refeição em família ou com amigos, as pessoas se conectam com os aparelhos e não com as outras pessoas.

Prefira alimentos frescos  Eles são ricos em energia vital. Coma-os ligeiramente cozidos, mornos ou quentes. Evite o que é gelado, pois isso diminui o agni e, se sentimos menos gosto, cometemos mais exageros.

O projeto Chama Acesa sugere que você pense em todos os hábitos que fazem parte de sua rotina e assimile que alimentação, corpo e estado de espírito estão interligados e influenciam muito em sua saúde e qualidade de vida. Por isso, vamos continuar pesquisando e aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário