quinta-feira, 10 de março de 2016

5 dicas para respeitar limites e necessidades do corpo



Uma boa alimentação é fundamental para manter a saúde em dia. Confira abaixo cinco dicas para respeitar os limites e as necessidades do seu corpo, listadas pela nutricionista Lara Natacci, do DietNet:

Hidratação
A água é melhor opção para manter-se sempre hidratado e deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia. Porém, é possível variar o tipo de bebida. Sucos naturais, chás e vitaminas com frutas são outras opções que tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina e fornecem outros nutrientes importantes para o organismo.

Respeite suas vontades
Quando excluímos algum tipo de alimento, muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem-estar do corpo. Uma boa opção é consumir ou buscar outras opções que sejam similares. Em alguns casos, e com a orientação de um profissional especializado, as opções light podem ajudar quem quer manter o peso.

Não restrinja nada por conta própria
Esse hábito pode influenciar a oferta de nutrientes. Dentro de uma alimentação equilibrada, todos os alimentos são bem-vindos. Então, em vez de restringir, vale ampliar e experimentar alimentos novos, para aumentar a variedade das refeições. E caso seja necessário restringir um alimento, o acompanhamento e a orientação de um nutricionista são fundamentais.

Não pule refeições
Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches para garantir que se alimente a cada três horas.

Varie a alimentação
Organize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir. Por exemplo, para as proteínas, podemos variar entre as de origem animal e vegetal. Montar um prato colorido é fornecer mais variedade para o corpo a fim de garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário