quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resultados dos meus exames de controle x Estilo de Vida Anticâncer



Nesta semana, estive em minha mastologista, Dra. Patrícia Melo. Ela analisou os resultados de meus exames de controle (faço a cada seis meses) e, depois de um ano de trabalho integrado com a nutricionista, Dra. Luana Vasconcelos, pudemos juntas concluir os benefícios que essa integração de trabalho trouxe à minha saúde. De forma prática:

- A gordura (esteatose hepática ) que eu tinha no fígado sumiu;
- Uma glândula inflamada que eu tinha há uns 20 anos na vulva e que parecia uma bolinha também sumiu;
- Meu nível de açúcar no sangue, que estava em um limite perigoso para se tornar um diabetes, abaixou.
- Minha testosterona, que dá força muscular, está muito bem;
- E outros tantos itens que não preciso citar um a um, como insulina, Vitamina D e ossos, estão bem melhores;

Essa visão de medicina integrativa me entusiasma, pois, se comparar com minha área de atuação, a educacional, sempre acreditei na interdisciplinaridade, ou seja, em aprender algo olhando de vários ângulos, sem perder de vista o contexto e a pessoa humana. 

Minha mastologista, Dra Patricia Melo, participou em julho de um congresso e de um fórum de saúde da mama na Bahia, que apresentava as novas diretrizes da mastologia. Essas novas diretrizes enfatizam a necessidade da integração de diferentes profissionais da área da saúde (fisioterapeutas, nutricionistas, mastologista, psicólogos,oncologistas, entre outros) para quebrar barreiras e tratar o câncer de mama de uma forma mais abrangente.   

Hoje, essa tendência de caminharmos cada vez mais para uma medicina integrativa, vem de encontro a uma visão holística do ser humano que se propaga em todos os campos de atuação e que segue a proposta do Projeto Chama Acesa, que relaciona a prevenção e o tratamento do câncer com o ESTILO DE VIDA.

No meu tratamento durante e pós-cirurgia, a psicologia sempre esteve presente, pois sem a ajuda terapêutica eu não teria vencido meus medos e libertado meu estado de espírito da sensação de impotência que tomou conta da minha mente e do meu coração durante um grande período de minha vida.

A nutrição funcional muito ajudou e ainda me auxilia na desintoxicação do meu organismo após a quimioterapia. No último período de tratamento, perdi 2,5 kg de gordura corporal e ganhei 1,5 kg de músculo e mudei minha alimentação, primeiro de forma radical, depois tentando equilibrar.

O Pilates e a Ioga, duas atividades físicas que pratico regularmente com prazer e disciplina, também muito contribuem para o bem-estar de meu corpo e para minha qualidade de vida.

A criação do PROJETO CHAMA ACESA foi a forma que encontrei para contribuir com as pessoas compartilhando tudo que vivi, pois acredito que em tudo existe uma missão maior que dá sentido à vida e que nos leva a aprendizagem e evolução.

ACREDITO que a doença chega por algum motivo que naquele momento não sabemos. Fica conosco o tempo que precisamos para nos libertar de algo que nos aprisiona, consciente ou inconscientemente. E depois vai embora deixando o aprendizado para quem a enfrentou e para todas as pessoas que de alguma forma estão próximas ou se aproximaram de nós por algum motivo.   

E REAFIRMO que, para passarmos para o ultimo estágio (deixá-la ir embora) precisamos dessa integração de atitudes que determinam o nosso estilo de vida: Alimentação, Corpo e Estado de Espírito Anticâncer.

Fique sabendo: Acontecerá em outubro deste ano em Belo Horizonte o Congresso Brasileiro de Mastologia que terá como participantes médicos, profissionais da área da saúde, agentes de saúde e voluntários, todos que atuam nesta área, caminhando em direção à integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário