segunda-feira, 29 de julho de 2013

Atividade Física X Câncer



O assunto desta semana é Corpo Anticâncer. Compartilho com vocês artigo da fisioterapeuta Kamila Favarão Adorni, que me atendeu vários meses após a mastectomia. Confiram: 

“Que atividade física faz bem a saúde todos nós sabemos, mas como fator de prevenção ao câncer... Nos últimos anos, foram publicados inúmeros artigos que demonstram uma redução no risco de desenvolver alguns tipos prevalentes de câncer em mulheres e homens ativos fisicamente. Mas o que é atividade física? Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. 

E quais seriam estes mecanismos biológicos que poderiam explicar o efeito protetor do exercício na evolução de tumores malignos? Os mais aceitos consideram que o trabalho muscular reduz os níveis sanguíneos de insulina e de certos fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo, capazes de estimular a multiplicação das células malignas.

Há alguns estudos recém-publicados que reforçam a hipótese de que a atividade física aumenta as chances de cura de quem teve câncer. Neste primeiro, os autores selecionaram um grupo de 573 mulheres operadas de câncer de cólon. A intensidade dos exercícios praticados por elas foi avaliada por meio de questionários periódicos, que abrangeram o período iniciado seis meses antes da operação e encerrado quatro anos depois dela. Comparando aquelas que permaneceram ou se tornaram sedentárias depois da cirurgia com as que adotaram a prática de caminhadas de pelo menos uma hora na velocidade de cinco a seis quilômetros por hora, quatro a cinco vezes por semana – ou exercícios equivalentes -, as ativas reduziram pela metade suas chances de morrer de câncer.

Neste segundo, foram avaliados 832 portadores do mesmo tipo de câncer, participantes de um estudo comparativo entre dois esquemas de quimioterapia administrada depois da cirurgia. Os resultados foram semelhantes: andar pelo menos cinco a seis quilômetros em uma hora, quatro a cinco vezes por semana, reduziu a mortalidade por recidiva da doença entre 50% e 60%.

Outro estudo verificou que pacientes de câncer de mama, que realizavam uma dieta saudável (cinco porções de legumes e vegetais diários) associada a um exercício físico (caminhada) de 30 minutos, seis vezes na semana, poderiam aumentar sua sobrevida em até 10 anos.

Todos os estudos sugerem que a atividade física constante na vida da mulher está associada a uma redução do risco de desenvolver o câncer de mama. O melhor beneficio é encontrado em exercício aeróbico de três a cinco horas na semana. Além disso, a atividade física em qualquer idade promove a saúde em diversas varias formas, melhora da qualidade de vida, função física e aptidão física. 

Apesar dos inúmeros artigos científicos, ainda falta muito a ser pesquisado. Mas devemos continuar encorajando nossos pacientes a investir na pratica regular de atividade física, independente dos benefícios obtidos para o câncer, ela é imprescindível para a saúde em geral. 

E como começar? Primeiro, a atividade física deve ser orientada por um profissional da área de saúde. Converse com o seu médico ou fisioterapeuta e juntos elaborem um programa. E quando iniciar, comece devagar... Exatamente, comece com objetivos curtos, caminhando, depois intercalando caminhada com um trote até você se sentir em condições de correr. Procure atividades que lhe deem prazer, ao ar livre, com amigas, no parque, na esteira assistindo um show.. E nunca desista, você vai sentir muita preguiça no começo, mas mesmo assim, não desista de seus objetivos. Então, vamos começar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário