segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Roda da Saúde - Análise do item AMBIENTE


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Vamos fazer também a Roda da Saúde?

A cada semana, algumas perguntas ajudam a avaliar uma das fatias da roda, que é composta por oito aspectos (nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo). Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

Na semana passada, fiz a minha autoavaliação sobre RELACIONAMENTOS e constatei que minha nota é 9, porque acredito que esse aspecto pode ser melhorado sempre, porque os relacionamentos são nosso campo de aprendizado. Hoje, o assunto é AMBIENTE e, após a reflexão a partir das respostas abaixo, a minha nota é 8,5, já que temos que conviver em muitos ambientes e as pessoas estão em seu caminho de aprendizado, ou seja, não há perfeição. A palavra-chave é escolha.

- Quais ambientes compõem o seu dia a dia? Estão alinhados com o seu bem-estar?

Os ambientes que compõem o meu dia a dia são minha casa, meu local de trabalho, espaço para prática de ioga e lugares onde faço projetos (como a casa do Grupo Mulheres do Brasil) e encontro amigos para tomar um café e conversar.

- Como o ambiente influencia suas ações e emoções?

Como escolho os ambientes onde quero estar, posso afirmar que todos eles influenciam minhas emoções de forma benéfica.

Vou falar de minha casa, porque é o lugar que me traz paz, eixo interno e é onde expresso minhas emoções com facilidade. Sou eu comigo mesma, com encontros e desencontros no meu caminho de aprender a ficar sozinha e em paz.

Nos outros lugares, compartilho entusiasmo pelo que faço, me sinto gratificada por ajudar pessoas e fazer trocas com amigos me trazem muitos insights e aprendizados.

- Como você lida com situações que propiciam maus hábitos ou más atitudes?

Se tem algum lugar que não me sinto bem e não tenho como evitar, não fico muito tempo. Mas, se vejo que posso contribuir, procuro não entrar no julgamento e me preservar. Hoje, essas situações são cada dia mais raras em minha vida.

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho

Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário