segunda-feira, 25 de março de 2019

Seja como um polvo: desate seus tentáculos e desbrave o oceano da vida


Hoje, vivo sem que nada me prenda, indo aonde meu coração pede, fazendo escolhas com liberdade... Refletindo e comentando com uma amiga sobre este meu atual momento de vida, cheguei a uma comparação com um polvo

Os tentáculos representam os projetos que estão aparecendo e que “conversam com o meu coração”. São muitos e, neste exato momento, não consigo selecionar ou priorizar. 

São projetos individuais e em grupo, com crianças, jovens, adultos, mulheres, refugiadas, pais e filhos. Acontecem em diferentes espaços: no meu local de trabalho, nas escolas, em ONGs, empresas e startups. Apesar da diversidade de faixas etárias, etnias, sexo e locais, o tema é único: Educação Emocional. Esse tema representa algo que sempre acreditei desde muito jovem, consciente ou inconscientemente. 

O polvo vive no oceano com sua imensidão, profundidade, maravilhas e desafios. Eu me sinto assim, querendo expansão, profundidade no sentir para agir conectada com minha essência e propagar minha missão de vida, nos últimos setênios de minha vida. 

Este “polvo” já esteve com tentáculos atados pelas circunstâncias da vida e, quando se soltaram, num primeiro momento, isso gerou muito medo. Medo de me movimentar e desbravar o oceano da vida na maturidade, com seus desafios e maravilhas, sem saber ao certo se podia ou devia fazer isso. 

Existia uma indecisão que segurava, embora não tivesse amarras externas. Era preciso enxergar as amarras internas e desfazer nós, que não são aparentes e fáceis de ver, sem sentir dor. 

Eu não estava acostumada com a imensidão, com a possibilidade infinita que a VIDA proporciona de experimentar, sem me preocupar com o externo; apenas lutando muito para garantir a paz interna e não me perder de mim. 

Agora, parece que o medo passou. E a vontade de desbravar e de compartilhar é mais forte do que tudo. A liberdade dirigida pela INTUIÇÃO me direciona aonde devo ir. A sensação é de que tudo se funde. Não existe separação. 

Dentro de mim, sempre esteve viva e pulsante a fé na EDUCAÇÃO para a VIDA, na LUZ que cada ser humano traz dentro de si e no APRENDER E ENSINAR com “brilho nos olhos”. 

O grande desafio é tomar consciência de quem somos. É ter a coragem de olhar pra dentro, aceitar nossas sombras e lidar amorosamente com elas. É permitir que a nossa LUZ brilhe, com toda intensidade, pois ninguém ocupa o espaço do outro. 

À medida que esta LUZ que existe dentro de todos nós brilhar, iluminará o nosso caminho e de todos com quem cruzarmos. Nós somos o ponto de partida para acabar com a exclusão, para quebrar paradigmas, para transformar o que quisermos e para viver intensamente esta experiência chamada VIDA, com todos os aprendizados que ela nos traz, com tanta sabedoria. 

Hoje, eu quero ser um polvo que não tem medo de se movimentar, que quer usar seus tentáculos e desbravar o oceano. 

Que assim seja!

Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Roda da Saúde - Carta do Futuro EU


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Durante oito semanas, respondi algumas perguntas para avaliar uma das fatias da RODA DA SAÚDE, que é composta pelos seguintes itens: nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo. Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

Para concluir a análise, li as minhas anotações, refleti sobre os principais pontos e pensei em como gostaria de estar em um ano em relação ao autocuidado. Aqui vai a minha “Carta do Futuro EU”, que escrevi para mim mesma dizendo como conseguir atingir as metas e fazer minha roda girar com mais equilíbrio: 

Primeiramente, gostaria de agradecer à Dra. Patricia Valentini de Melo por ter compartilhado a Roda da Saúde e permitir que o AUTOCUIDADO caminhe de mãos dadas com o AUTOCONHECIMENTO.

Acredito que só assim despertaremos para o quanto nossas ESCOLHAS interferem em nossa qualidade de vida. A responsabilidade é de cada um de nós.

A Roda da Saúde me mostrou como olhar a MINHA vida sobre vários aspectos, ganhando CONSCIÊNCIA de que o ponto de partida para TUDO que queremos realizar somos nós mesmos.

No ano de 2019, tenho por meta adquirir mais DISCIPLINA em relação a todos os itens avaliados. Percebo que, em alguns, preciso ser mais rigorosa e, em outros, menos, mas com certeza o meu principal desafio é a disciplina.

Quando observo as mudanças que já consegui fazer com a prática diária da ioga e da meditação, é nítido o quanto isso interfere em minha qualidade de vida.

Preciso interagir com as pessoas e me relacionar, porque isso alimenta uma forte característica que tenho, o ENTUSIASMO. No entanto, preciso de momentos em que fico sozinha em casa, fazendo tudo o que quero no meu tempo e no meu ritmo, e isso me traz PAZ.

Na parte profissional, minha meta é levar a EDUCAÇÃO EMOCIONAL a todos os lugares: família, escola, trabalho, ou seja, a educação para a vida que eu sempre acreditei.

Na parte espiritual, quero seguir o fluxo da minha INTUIÇÃO e caminhar por onde meu coração pedir, porque isso está conectado com minha MISSÃO DE VIDA.

Namastê

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

domingo, 10 de março de 2019

Roda da Saúde - Análise do item ESPIRITUALIDADE


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Vamos fazer também a Roda da Saúde?

A cada semana, algumas perguntas ajudam a avaliar uma das fatias da roda, que é composta por oito aspectos (nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo). Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

Na semana passada, fiz a minha autoavaliação sobre MENTE E CORPO e constatei que minha nota é 8,5, pois sempre pode ser melhorado. Vejo como um trabalho ascendente, independente da idade. Hoje, o assunto é ESPIRITUALIDADE e, após a reflexão a partir das respostas abaixo, a minha nota é 5, porque ainda tenho muito a desenvolver. 

- O que é espiritualidade para você? Você tem fé?

Espiritualidade para mim é estar conectada com a Força, Luz Divina ou Deus que existe dentro de mim, dentro do outro e na natureza que, sem sombra de dúvida, é a nossa maior mestra. É estar conectada com minha missão de vida e prosseguir no meu processo evolutivo cada vez com mais consciência.

- Quais hábitos você tem que trazem uma conexão com algo maior?

A meditação e a oração que faço como um ritual, diante de um “altar” com tudo que é significativo que ganhei ou comprei, ao acender uma vela e pensar nos anjos são hábitos que me trazem um contato com a LUZ DIVINA. Quando faço um trabalho voluntário e vejo os efeitos de usar minhas habilidades para ajudar outras pessoas, me sinto totalmente conectada com essa FORÇA MAIOR que nos integra e nos une. Quando estou em contato com a natureza, sinto que reponho minha energia interna e me conecto com o DIVINO.

- Você tem religião? Como é a sua relação com Deus?

Eu fui criada na religião católica, conheci e li muito sobre a doutrina espírita, tive um contato com o Johrei e acredito que as religiões são caminhos que temos a liberdade de escolher para nos conectarmos com o sagrado em diferentes etapas da vida, com aquilo que verdadeiramente acreditamos. Quando fui à Comunidade de Findhorn, na Escócia, minha espiritualidade ganhou expansão e profundidade, pois vi em ação o AMOR que permeia e move tudo e todos.

Minha relação com Deus que existe em mim, em todas as pessoas e na natureza é de FÉ e ENTREGA, pois, dando o meu melhor em cada ação de meu dia, alimento o DIVINO que está presente em TUDO. Seguir meu coração e minha INTUIÇÃO para mim hoje é o meu caminho espiritual. E não existe separação. É minhas vidas pessoal e profissional totalmente conectadas. Eu sou um SER humano e divino único e TODOS estamos unidos.

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho

Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.