quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Conversando com os anjos - Mensagens para reflexão


Uma experiência que me tocou profundamente foi conhecer a Comunidade de Findhorn, primeira ecovila sustentável do mundo, na Escócia. Estive lá em 2015 e em 2017. É um lugar muito especial, que me conecta imediatamente à minha essência. É como chegar à minha “casa interior” e ficar ali me sentindo acolhida pela natureza abundante, pelas pessoas e pelo amor em ação que vibra no ar. 

Na segunda viagem, escolhi aleatoriamente cartas com mensagens de anjos para cada dia, que fazem parte de O Livro das Cartas dos Anjos – Mensagens de Inspiração e de Meditação, que nasceu em Findhorn por Kathy Tyler e Joy Drake, sendo traduzido para o português por Olga Balian. Vou colocar em palavras o que vivi a partir das qualidades desses anjos: “comunicação”, “entrega”, “educação”, “harmonia”, “flexibilidade”, “abertura” e “fraternidade”:

Comunicação
“Uma ligação vital entre a sua experiência interior e sua expressão exterior. A disposição para compartilhar sobre seus sentimentos e pensamentos pode levar você a relacionamentos mais significativos, consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente.”

Da mesma forma em que fui tomando consciência de quem verdadeiramente sou e comecei a fazer escolhas alinhadas com minha essência, percebi que este é um processo que acontece com cada um, em seu ritmo e no seu tempo. Em outras palavras, trata-se de descobrir que Deus está dentro de cada um e que temos tudo que precisamos para aprender com as experiências. Isso foi o que aconteceu comigo nas duas experiências que vivi em Findhorn: a descoberta da espiritualidade.

Entrega
“A capacidade de aceitar o que estiver acontecendo ao invés de se preocupar com aquilo que deveria, precisaria ou poderia acontecer. Liberte-se da necessidade de controlar a vida e mergulhe na paz da aceitação.”

Em 2017, esse foi o meu exercício diário pelas circunstâncias difíceis que tive que enfrentar. Em alguns meses, parece que vivi muitos anos, pois me deparei com perdas fortes: a do meu companheiro Paulo e do Espaço Educacional. 

Isso gerou muita dor e as lágrimas rolaram sem parar a partir do momento que cheguei a Findhorn, o que me ajudou a lavar minha alma. Descubro, aos poucos, como deixar a necessidade de controlar para mergulhar na paz da aceitação.

Educação
“Cultive sua vontade de aprender com os enriquecedores padrões da vida. Pode ser que você não possa estabelecer todo o currículo da sua vida, porém você pode escolher que cursos fazer a qualquer momento e como aplicar seus conhecimentos.”

Enxergo a educação como o “amor em ação”. Acontece quando coloco minhas habilidades a serviço do outro, expandindo a minha luz, promovendo a “conexão comigo mesma” e a “conexão com o outro”. Cada vez que faço algo com amor para servir, estou em estado meditativo, pois fico totalmente conectada ao momento presente, de corpo e alma naquilo que estou fazendo. E isso para mim é felicidade. 

Harmonia
“Ouça o ritmo mais elevado de todos os elementos e traga-os para um concerto em parceria com a natureza essencial. Conduza sua vida de acordo com sua melodia.”

Ouvir, ver e sentir os ritmos dos elementos da natureza: a água do rio Findhorn e do Mar do Norte, o calor do sol que, excepcionalmente, brilhou o tempo todo, o ar limpo e fresco de Clunny e a terra das Highlands (terras altas de montanhas poderosas). Tudo isso foi um bálsamo para a minha alma e a de todos que estavam lá. O respeito, a beleza e a energia que emanavam daquela natureza única calaram fundo no meu coração e penetraram no meu ser, revigorando e limpando o meu campo de energia. O momento foi de quietude, respeito, encantamento e muita gratidão. 

Flexibilidade
“A habilidade de se mover adiante sem perder a visão do objetivo. Deixe de lado o estreitamento mental, ficando aberto ao fluxo e mantendo-se informado quanto às novidades.”

Escolhi viver a experiência de trabalhar na cozinha, no jardim, de fazer a sintonização, expressando o que realmente sentia no início e no fim do trabalho. Tudo isso foi um aprendizado incrível para mim. Observar e aprender, com o fluxo de energia e alegria do amor em ação no trabalho, proporcionaram uma transformação profunda.

Abertura
“Deixe de lado os resultados predeterminados e as reações defensivas. Movimente-se com receptividade e prontidão para a mudança.”

Sabe aquela pedra que, quando jogada em um lago, reverbera, expande e promove o movimento em círculo, como se fosse uma mandala? Para mim, ela representa a abertura. Quando faço aquilo que o meu coração pede e que a minha intuição sugere, me sinto nesse movimento que se expande e que reverbera amor em todas as direções. A sensação é de plenitude. E, novamente, o sentimento de gratidão toma conta da minha alma.

Fraternidade
“Veja a humanidade como sua família maior e estenda a bondade a todos que encontrar.”

Não teria melhor forma de fechar a semana de experiência e aprendizado! Ninguém é melhor do que ninguém. Estou em meu caminho de aprendizado e você no seu. Não sou melhor, nem pior. Somos irmãos nesta caminhada na vida. Cada um de nós colocando suas habilidades em ação, errando, acertando, se ajudando mutuamente e aprendendo a exercitar a bondade. Por isso, o conceito de família que é de agregar, compartilhar e colaborar. 


Quadros que pintei com inspiração no livro Jardim dos Anjos, da Patricia Gebrim.  

Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário