segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Roda da Saúde - Análise do item MOVIMENTO


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Vamos fazer também a Roda da Saúde?

A cada semana, algumas perguntas ajudam a avaliar uma das fatias da roda, que é composta por oito aspectos (nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo). Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

Na semana passada, fiz a minha autoavaliação sobre NUTRIÇÃO e constatei que preciso melhorar. Hoje, o assunto e MOVIMENTO e, após a reflexão a partir das respostas abaixo, a minha nota é 8. Eu faço aulas de ioga e caminho diariamente, e melhorarei a classificação ao voltar para o o Pilates.

- Quanto você se movimenta? Você faz escolhas pensando em se manter ativo?

Eu ando a pé diariamente cerca de 1,5 a 3 km para ir ao meu trabalho, seguindo o meu ritmo. Isso é uma escolha, porque me faz bem e sempre gostei de andar.

- Exercício físico é prazer ou obrigação para você? Como é a sua relação com o movimento?

Depende do exercício físico. Não gosto de academia para fazer esteira ou musculação.Não consigo ficar no momento presente ao praticar esses exercícios. Concluí isso há 20 anos, quando ganhei um mês de academia de presente e experimentei tudo para escolher a IOGA e o PILATES como aqueles exercícios físicos que me fazem bem, que tenho prazer em fazer e que agregam muito ao meu estilo de vida e ao meu bem-estar.

A IOGA pratico há 20 anos. Ela me dá flexibilidade, me ajuda a entrar no processo de meditação, silenciando a mente e me trazendo para o momento presente. Não sei mais viver sem a prática.

No PILATES, gosto da criatividade das aulas, que não se repetem, da consciência corporal que adquiro ao trabalhar cada parte do corpo. Já pratiquei, parei por alguns anos e agora é uma de minhas metas para qualidade de vida em 2019.

- O que você sente antes, durante e depois de fazer exercício físico?

Quando termino de praticar IOGA, sempre me sinto em “estado de graça”. Sinto que trabalho o tempo kairós, pois perco a percepção do tempo cronológico e fico totalmente alinhada com o “meu tempo e o meu ritmo interno”.

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho

Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário