segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Roda da Saúde - Análise do item Nutrição


A clínica Choice Medicine, da minha mastologista Dra. Patricia Valentini de Melo, propôs um desafio ótimo para avaliar a nossa saúde e eu topei! Vamos fazer também a Roda da Saúde? 

A cada semana, algumas perguntas ajudam a avaliar uma das fatias da roda, que é composta por oito aspectos (nutrição, movimento, descanso, profissional, relacionamentos, ambiente, espiritualidade e mente/corpo). Se alguns deles estiver defasado ou sobrecarregado, a roda não gira em harmonia, prejudicando o bem-estar. 

O primeiro quesito é NUTRIÇÃO. Após a autoavaliação das minhas respostas abaixo, a minha nota fica entre 6 e 7, sendo exigente. Pretendo buscar o suporte de minha nutricionista Luana Vasconcelos, pois ela já me ajudou após a quimioterapia e foi um trabalho muito bom.

- Como você se relaciona com a comida? Você come com prazer?

Algumas coisas como com prazer, outras não.

- Como é o momento da sua alimentação? Você presta atenção no que come?

Criei o hábito de comer depressa e estou tentando mudar isto. Quando estou comendo algo de que gosto, presto atenção e saboreio.

- O que você come? Faz bem para seu corpo e sua mente?

Preciso fazer ajustes na minha alimentação neste ano. Sei que preciso tirar glúten e leite, porque são inflamatórios. Diminuí muito o leite, que sempre adorei, e o glúten também, mas tenho que ir além. Quando saio de minha rotina, isso se torna mais difícil.

No entanto, adquiri alguns hábitos que sinto que fazem a diferença em meu corpo e minha mente. Um deles é tomar um limão espremido com um dedinho de água e “virar”. Às vezes, faço de manhã, em outros dias quando como algo que fica um pouco indigesto. É impressionante como o limão para mim CURA.

Outro hábito que adquiri foi tomar o café sem açúcar. Entre o doce e o sal, a minha preferência sempre foi o doce. Para evitar problemas, quase não tenho doce em casa. Eu me acostumei com tudo doce desde criança e este é um desafio para mim.

Você encontra todos os detalhes deste desafio no Facebook e no Instagram da Choice Medicine - @clinicachoicemedicine. 

Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Enfrentei o câncer quatro vezes e criei o Projeto Chama Acesa para ajudar quem está em busca do caminho da cura. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário